18 JUN 2014
Em União da Vitoria, Prefeito Ledur participa da recepção à presidenta Dilma Rousseff

Após sobrevoar áreas atingidas por enchentes em União da Vitoria e região, ontem terça-feira (17), a presidenta Dilma Rousseff garantiu ações de socorro, assistência e restabelecimento às regiões afetadas.

Em entrevista coletiva concedida em União da Vitória (PR), a presidenta detalhou a ação conjunta de municípios atingidos, governos estadual e federal. "Estamos à disposição dos municípios e do governo do Estado. Nós não medimos esforços em situações de emergência como esta. O que será necessário (em termos de recursos), será liberado. Nós não discutimos sobre liberação de dinheiro para estes casos. Se houver necessidade de um esforço imenso, nós faremos este esforço imenso. Podem contar com o governo federal", afirmou.

A presidenta anunciou também a criação de um comitê de emergência, ação já tomada anteriormente em outros lugares, com um representante de cada esfera de governo - federal, estadual e municipal, para ativar diretamente as ações, dando mais agilidade e simplificando a vida das pessoas afetadas. A presidenta ainda listou o que já foi liberado para o Paraná: "Nós liberamos 14.200 cestas de alimentos. Liberamos 12.200 kits dormitório. O Exército deu um apoio com helicópteros, que é a coisa mais cara que tem. Apoio e ações de socorro pelo Exército: várias, inclusive caminhões de 50 toneladas, os barcos pneumáticos, os barcos-ponte e as pontes, e 170 homens. Lançamento de ponte pelo Exército: o total deu 3 milhões, 970 mil e 522 entre recursos materiais, serviços e dinheiro", detalhou.

Por sua vez a senadora Gleisi Hoffman, que estava na região e encontrou a Presidenta em União da Vitória, ressaltou que, desde a primeira notícia sobre a enchente no Paraná, a presidenta colocou todos os recursos disponíveis da União à disposição da população paranaense: "A decisão da presidenta Dilma de liberar os recursos para o Paraná, sobrevoar as cidades atingidas e visitar as pessoas que estão sofrendo com as enchentes não me surpreende. Trabalhei lado a lado com a presidente durante quase três anos e sei como ela age: age com firmeza, solidariedade e de forma extremamente correta.", comentou.

Para o prefeito Clovis Ledur, que participou da comitiva de recepção a presidenta Dilma, a ajuda do Governo Federal é de suma importância para atender as famílias afetadas em nosso município e em nossa região. "mais uma vez, o governo federal demostra a sua atenção e o seu carinho com todo o povo Paranaense e em especial com a nossa região Sul", disse.

O Ministério da Integração Nacional já contabiliza o total de R$ 3,9 milhões de recursos para Paraná. Com isso, foram acatados integralmente os pedidos feitos até o momento pelo governo do Estado. Os recursos foram disponibilizados para a compra de 14 mil cestas básicas e 12 mil kits dormitório.