17 ABR 2015
Prefeitura estuda projeto de geração de renda para artistas são-mateuenses

Com o objetivo de incentivar, gerar renda e dar visibilidades às diferentes manifestações artísticas em São Mateus do Sul, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceira com a banda Blindagem, pretende iniciar na cidade o projeto Geração de Renda - Classe Artística.

O diretor de Cultura do Município, Helinton Lugarini, acompanhado por representantes do setor artístico e da Secretaria, Rafael Oliveira e Edna Guimarães, recebeu na quarta-feira o guitarrista da banda Blindagem, Alberto Rodriguez, para a apresentação do projeto. "Este projeto já está sendo executado em parceria com outras prefeituras e vem sendo muito bem aceito", explica Lugarini.

O projeto prevê o cadastramento de artistas locais, amadores ou profissionais, para que se tenha o máximo de controle do número de artistas potenciais no município. Na sequência, a banda Blindagem oferece uma oficina de capacitação aos artistas, onde serão trabalhados temas como cidadania, mercado de trabalho, direitos autorais e geração de renda através da arte. Com a capacitação, o projeto prevê apresentações dos artistas na cidade, além de um trabalho de acompanhamento para conscientização profissional.

"A Prefeitura não pode contratar todos os pintores, caricaturistas, músicos, compositores, etc, do nosso município", explica Lugarini. "Porém, podemos mostrar os caminhos para que possam lucrar com suas artes e, assim, inclusive, gerar renda para o Muncípio. Vamos fazer um esforço para trazer este projeto para fortalecer nossa classe artística".