Dando continuidade ao projeto de criação de um programa de controle populacional de cães e gatos em São Mateus do Sul, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram até Canoinhas na semana passada para acompanhar o funcionamento do programa desenvolvido na cidade.
Participaram da visita a médica veterinária do Município, Rachel Azambuja Langaro e as estagiárias Veridiana Aparecida Silva, de Geografia; e Marli Ramina Ribas, de Gestão Ambiental.
Veridiana conta que o objetivo principal da visita foi conhecer o controle populacional de cães e gatos de Canoinhas. Lá, o programa existe há cerca de 6 anos e já esterilizou 2,5 mil fêmeas. "Aproveitamos a viagem para visitar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de lá para conhecer em linhas gerais os programas desenvolvidos por eles", conta.
Para o Secretário de Meio Ambiente de Canoinhas, Adinor da Silva, a visita representa uma possibilidade de parceria entre os municípios. "É muito importante saber que nossos vizinhos estão tendo nossa cidade como referência, procurando novas ideias e conhecendo os projetos que desenvolvemos em Canoinhas", destacou.
Para abrir o processo de licitação para construção do centro de controle populacional em São Mateus do Sul, a Prefeitura aguarda o parecer do Conselho Regional de Medicina Veterinária sobre o projeto encaminhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que envolve estratégias de controle populacional que vão além da castração. "Por ser um órgão público, não podemos apenas realizar as castrações", explica a veterinária Raquel Langaro. "Precisamos ter um controle mais completo, que inclua, por exemplo, a posse responsável, aplicação de microchip e conscientização da população sobre abandono".
Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente