O prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, esteve na manhã de hoje, 15, em União da Vitória, acompanhado de uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, para acompanhar a consulta pública realizada pelo Município de União da Vitória para elaboração do Plano Municipal de Educação.
O evento contou com a presença de educadores, representantes sindicais, vereadores, representantes do Governo do Estado e de governos municipais, além do ex-deputado federal Ângelo Vanhoni, relator do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado no ano passado pelo Congresso e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff.
O objetivo da participação da equipe de São Mateus do Sul no evento foi a troca de experiência na elaboração do Plano, que já vem sendo discutido pelo Município. No próximo dia 29 de maio, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza também uma consulta pública para a elaboração do Plano Municipal de Educação em São Mateus do Sul.
"Nossa equipe técnica já vem há muito tempo elaborando um plano completo com tudo que a população quer para a educação do nosso município", explica o prefeito Clóvis Ledur. "Isso inclui uma melhoria em diversos aspectos, como infraestrutura, valorização dos professores, plano de cargos e carreiras e tudo que possamos fazer para garantir uma educação melhor aos nossos filhos são-mateuenses".
O chefe do Núcleo Regional de Educação, Ricardo Brugnago, destacou durante sua fala em União de Vitória que a elaboração dos planos municipais é essencial para o futuro da educação no Paraná. "Temos consciência da importância que é termos essa discussão sobre o PME, pois ele vai direcionar os próximos 10 anos da nossa educação", disse.
Com o Plano Nacional aprovado no ano passado, agora o Brasil depende da elaboração e da adequação dos Planos nos 26 estados, do Distrito Federal e dos 5.570 municípios. A legislação prevê um ano a partir da aprovação do PNE para a elaboração dos planos estaduais e municipais.
PALESTRA DE ÂNGELO VANHONI
Em sua fala durante a Consulta Pública sobre o Plano Municipal de Educação em União da Vitória, o ex-deputado federal Ângelo Vanhoni, relator do Plano Nacional de Educação na Câmara, destacou que o PNE se tornou um dos projetos de maior volume de participação popular no Brasil, com a realização de mais de 60 audiências públicas realizadas em todo o território nacional.
Vanhoni destacou as metas do Plano e ressaltou a importância da participação dos Municípios na consolidação do projeto. Entre as metas do plano está a universalização da educação infantil na pré-escola. O deputado ressaltou a importância social que o Plano trará ao Brasil. "Quem tem padrão de classe média no nosso país já há muito tempo da importância da educação infantil e, por isso, colocam seus filhos com 3 anos numa boa escolinha de educação infantil", explicou. "Não é justo que filho de trabalhador que ganha salário mínimo e que não pode pagar mensalidade de creche não possa ter acesso a esse tipo de educação. O PNE mostra que o governo percebeu o atraso educacional que a falta de um projeto pedagógico nas creches pode causa".
Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura