03 JUN 2015
Vereadores mirins tomam posse em São Mateus do Sul

O Município de São Mateus do Sul realizou na última terça, 2, a solenidade de posse de 9 novos vereadores na Câmara Municipal. São os vereadores mirins, iniciativa que possibilita uma vivência parlamentar a alunos da rede municipal e estadual.

Criado pela presidência da Câmara Municipal e executado em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o projeto Câmara Mirim têm como objetivo estimular a atividade cívica das crianças e adolescentes do Município, criando um elo entre os poderes Legislativo, Executivo e as escolas participantes.

Os oito vereadores mirins participaram nos últimos meses de eleições dentro das escolas, onde puderam realizar campanhas e pensar formas de atuação para seus mandatos. Agora eleitos, o trabalho é ainda maior. Na próxima semana, acontece a primeira Sessão Ordinária para definição da Mesa Executiva da Câmara Mirim e primeiras proposições.

A solenidade de posse dos vereadores mirins e seus respectivos suplentes aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de representantes das escolas, da Prefeitura, lideranças políticas e religiosas do Município.

Em sua fala, o prefeito Clóvis Ledur parabenizou a iniciativa do presidente da Câmara, Enéas Melnisk e o incentivo dos pais e professores dos alunos para a consolidação do projeto. "Não tem nenhuma ferramenta tão importante para ajudar o próximo quanto a política. Tenho certeza que vocês vão utilizar a votação que tiveram dentro das escolas para representar da melhor maneira possível os estudantes".

Durante a solenidade de posse, três vereadoras mirins recém-eleitas aproveitaram para fazer suas primeiras falas na tribuna livre da Câmara. Andressa Eduarda Portes Padilha, Gabriela Nowakowski dos Santos e Letícia Madzgala Blasczcyk disseram estar ansiosas com o mandato e curiosas para as coisas que vão aprender.

Para o vereador Enéas Melnisk, presidente da Câmara e autor do projeto, a eleição dos vereadores mirins e a consolidação do projeto da Câmara Mirim trazem esperança para o futuro do Município. "Fala-se muito em democratizar a educação. Não vejo forma melhor de democratizar do que ouvir as principais peças desse tabuleiro, que são as crianças e os jovens. A educação está sendo colocada num patamar como nunca foi visto na história de São Mateus do Sul".

Saiba quem são os nove vereadores mirins de São Mateus do Sul:

Pedro Henrique Leal de Souza - Esc. Mun. Prof. Nelson Nascimento

Adilson de Oliveira Cardoso Filho - Esc. Mun. Durval Wolff do Amaral

Mariana de Lima Marques - Esc. Mun. Odemira Cunha

Andressa Eduarda Portes Padilha - Esc. Mun. do Campo Prof. José Plácido

Gabriela Novakowski dos Santos - Esc. Mun. Olívio Wolff do Amaral

Letícia Madzgala Blasczcyk - Esc. Mun. do Campo Anastácia Kimita de Paula

Willian Valter Ribeiro - Col. Est. Prof. Paulo Stencel

Emily Ramos de Souza - Esc. Mun. Prof. Ezilda Amaral Ferreira

Peterson Olívio Dombroski Marciniak - Esc. Mun. do Campo Castro Alves

Conheça também os suplentes:

Bruna Aparecida Stuski Wansauchk - Esc. Mun. Prof. Nelson Nascimento