15/06/2015
Palestra e apresentação cultural marcam ação anti-drogas no Município

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta, 12, um evento sobre prevenção e de combate ao uso de drogas. O evento aconteceu no Centro da Juventude e contou com a participação de servidores da Prefeitura e alunos da rede municipal.

A ação dá continuidade ao projeto "Álcool e Drogas, Eu Não Curto!", da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha na prevenção e no combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas em São Mateus do Sul.

A convite da Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Sardanha, uma equipe da Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas de Campo Largo veio até São Mateus do Sul para apresentar o projeto de prevenção desenvolvido por lá. Atualmente, sete servidoras das secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social estão participando de uma capacitação sobre o tema em Campo Largo.

Uma das estratégias desenvolvidas em Campo Largo é o da inserção de conteúdo preventivo dentro da grade curricular das escolas municipais. Com atividades lúdicas e apresentação teatrais, a Secretaria leva até as escolas conteúdos informativos sobres os riscos do consumo de álcool e drogas.

"Utilizamos personagens e materiais lúdicos para capacitar professores e pedagogos para uma abordagem mais intensa e cotidiana sobre drogas dentro do espaço escolar", conta o diretor da Secretaria Municipal de Polícias Sobre Drogas de Campo Largo, Emerson Quadros Zanetti.

Em São Mateus do Sul, alunos da rede municipal assistiram a uma apresentação teatral que trazia Alice, de Alice no País das Maravilhas, após ingerir bebida alcoólica e que, depois de se arrepender, passou a contar a história de sua experiência aos estudantes.

"A prevenção é essencial", reforça a pedagoga Ivete Mazepa, da Secretaria Municipal de Saúde. "Esta parceria que estamos tendo com Campo Largo só tema contribuir no sentido da prevenção contra o uso das drogas em São Mateus do Sul".

"É muito importante que a gente abra cada vez mais os olhos no sentido de atuar na prevenção", opina a bioquímica Adelaide Minervini, também da Secretaria Municipal de Saúde. "Não dá pra desviar os olhos desse tipo de coisa. Tudo que você aprende desde pequeno, você assimila como normal, por isso é importante falar sobre drogas e dos riscos que elas podem trazer com as crianças".

Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Saúde