13/07/2015
Conferência de Saúde define novo Conselho e discute prioridades do setor

O Centro da Juventude ficou lotado no sábado, 11, para a realização da décima edição da Conferência Municipal de Saúde.

O evento teve como tema "Qualidade com economia: atendimento humanizado com investimento adequado" e o objetivo principal da Conferência foi avaliar a situação da Saúde no Município, formular diretrizes e definir prioridades do setor.

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, a Conferência trouxe neste ano uma novidade: uma exposição de painéis, montada no hall de entrada do Centro da Juventude, apresentou trabalhos realizados pela Secretaria, que abrangem as Estratégias Saúde da Família; o trabalho de prevenção do uso de drogas no Município; os trabalhos da Vigilância Sanitária; os atendimentos realizados em diversas áreas da saúde, como Odontologia, Ginecologia, Fisioterapia, entre outros.

"A saúde pública não se constrói de maneira centralizada, pelos gestores municipais", explicou a Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Sardanha. "Nós construímos a saúde pública com a participação de todos; dos usuários do sistema, dos trabalhadores e dos prestadores de serviço".

Com ampla participação popular, o evento contou ainda com a eleição para a definição das vagas do Conselho Municipal de Saúde. Além das 14 vagas, listadas abaixo, decididas por votação aberta, outras duas vagas ainda serão preenchidas com representantes dos gestores da Secretaria. "Queremos a eficiência nos investimentos em Saúde", explica a atual presidente do Conselho, Sílvia Botezini. "O Conselho tem um papel muito importante de representar o cidadão na fiscalização e de, também, somar forças para ajudar a construir um sistema público de saúde eficiente e de qualidade".

Foram definidos ainda, durante a Conferência, os representantes de São Mateus do Sul na 11ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece em agosto, em Curitiba. Eleitos por votação aberta: Paulo Golanowski (representante da Capela São Sebastião, no Passo do Meio); Rui Rossetim (representante do Sindipetro PR/SC); e Sílvia Botezini (representante da Assoc. Mor. de Fluviópolis).

Integram o novo Conselho Municipal da Saúde:

Segmento dos trabalhadores dos serviços de saúde:

Conselho Regional de Nutrição (CRN) [suplente: Conselho Regional de Medicina (CRM)]

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SindServidores) [suplente: Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito)

Conselho Regional de Odontologia (CRO) [suplente: Conselho Regional de Farmácia (CRF)]

Conselho Regional de Enfermagem (Coren)

Segmento do dos prestadores dos serviços de saúde de São Mateus do Sul:

Apae

Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes

Segmento dos usuários do sistema público de saúde:

Capela São Sebastião (Passo do Meio I) [suplente: Assoc. Mor. Água Branca]

Assoc. Mor. Vila Pinheirinho [suplente: Assoc. Mor. Vila Prohmann]