16 JUL 2015
CIDADE
Defesa Civil emite alerta para possível aumento do nível dos rios Iguaçu, Canoas e Potinga

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec) emitiu na manhã dessa quinta, 16, um alerta para o risco de aumento do nível dos rios Iguaçu, Canoas e Potinga em função da chuva nos próximos dias. O alerta é válido para os próximos dois dias. A previsão, segundo o Simepar, é de tempo nublado com pancadas de chuva para esses dias, com sol a partir de sábado.

Na quarta, 15, a coordenação da Defesa Civil de São Mateus do Sul de reuniu para a revisão e discussão preventiva sobre os procedimentos básicos para possíveis atendimentos, incluindo a situação dos abrigos, levantamento de pessoal e demais necessidades.

"Estamos em estado de alerta, acompanhando o clima e a vazão dos rios", explica o coordenador da Defesa Civil em São Mateus do Sul, Benedito Facini. "Na reunião, fizemos a revisão dos procedimentos e também as condições de abrigos, da equipe de possíveis atendimentos e demais procedimentos".

Também na quarta, a coordenação da Defesa Civil se reuniu com o Corpo de Bombeiros para avaliação dos dados oficiais e planejamento de ações futuras.  Mais de 50 municípios foram atingidos por fortes chuvas e tempestades nos últimos dias em todo o Paraná. Mais de 33 mil pessoas foram afetadas e 200 seguem desalojadas.

SEJA UM VOLUNTÁRIO

No final de junho, a Defesa Civil de São Mateus realizou uma nova chamada para inscrição de voluntários. Foi a segunda chamada para inscrições em menos de um mês. Interessados em cooperar nos trabalhos da Defesa Civil podem entrar em contato diretamente com Luiz Alberto Kruchelski pelos telefones (42) 3912-7016 ou (42) 8871-4742; ou ainda realizar sua inscrição na Prefeitura, no endereço R. Barão do Rio Branco, 431.

"Qualquer pessoa pode ser um voluntário", explica o responsável pela equipe de voluntários e controle de escala de revezamento da Defesa Civil, Luiz Alberto Kruchelski.  "Qualquer pessoa solidária, comprometida e com disponibilidade de tempo é convidada e será bem-vinda na Defesa Civil de São Mateus do Sul".

COMO ACIONAR A DEFESA CIVIL

Telefones: (42) 3912-7001 ou (42) 8805-6990