27/07/2015
Prefeitura realiza mutirão de atendimentos e orientações para o Dia de Combate às Hepatites

A Secretaria Municipal de Saúde realiza na terça, 28, uma série de atendimentos e orientações à população sobre uma doença silenciosa e que nem sempre apresenta sintomas: a hepatite, em suas variadas formas. A campanha integra o calendário mundial de combate e prevenção à doença, em função do Dia Mundial de Combate às Hepatites - 28 de julho.

Durante todo o dia, equipes de todas as unidades de saúde de São Mateus do Sul estarão realizando atendimentos e repassando informações sobre prevenção e tratamento de hepatites virais. Para ser atendido, basta levar a carteira de identidade e, no caso de crianças e jovens menores de18 anos, estar acompanhados por seus responsáveis.

"Temos um número pequeno de casos diagnosticados em São Mateus do Sul", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Rosângela Mendes Paul. "Porém, muita gente é portadora da doença e ainda não sabe, porque a hepatite é uma doença silenciosa. Por isso, é importante que as pessoas procurem uma unidade de saúde e façam o teste rápido".

UMA DOENÇA SILENCIOSA

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças auto-imunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites podem se tornar crônicas e causar danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, conforme orientação do Ministério da Saúde, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

(Foto ilustrativa/ Com informações do Ministério da Saúde - Governo Federal)

Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Saúde