28 AGO 2015
GESTÃO PÚBLICA
Ledur recebe reitor de universidade polonesa para elaboração de acordo para intercâmbios

O prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, recebeu nessa sexta, 28, a visita do reitor da Universidade Tecnológica de Kielce, na Polônia, professor Stanis?aw Adamczak, para dar continuidade ao projeto de aproximação entre o município e a instituição. A parceria deve viabilizar a ida de estudantes são-mateuenses para a realização de cursos de graduação e pós na Polônia, e a vinda de professores e pesquisadores poloneses para São Mateus do Sul.

Durante a reunião, o reitor reiterou o interesse da universidade em ter estudantes são-mateuenses em seu quadro de alunos, e falou sobre a excelente estrutura da instituição, que possui cerca de 10 mil estudantes e diversos cursos da área tecnológica. No início da semana, uma comitiva liderada pelo diretor de relações internacionais da universidade, Ryszard Maj - que também participou da reunião dessa sexta, já havia adiantado o interesse da instituição em viabilizar o acordo.

Com o aval do prefeito Clovis Ledur, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura deve preparar nas próximas semanas um documento oficial referente ao acordo de colaboração entre o município e a universidade, com os detalhes e possibilidades da aproximação, que serão divulgados na sequência. O documento será assinado pelo prefeito e encaminhado à Polônia, para assinatura do reitor Stanis?aw Adamczak.

Ao final da reunião, o prefeito presenteou o reitor da universidade polonesa com o livro "São Mateus do Sul - 100 Anos", da escritora Audrey Farah, que traz relatos e informações sobre a imigração polonesa no município e outras informações sobre a cultura e a história da cidade. A comitiva da universidade presenteou o município com uma cópia da fotografia oficial da cerimônia de beatificação do polonês Karol Wojtyla, o papa João Paulo II.

Leia notícias sobre Educação e Cultura