08 SET 2015
Estudantes da Vila Prohmann visitam Sala do Empreendedor

Cerca de 40 alunos e alunas dos quintos anos da Escola Municipal Pedro Effco, na Vila Prohmann, visitaram na manhã dessa terça, 8, a Sala do Empreendedor de São Mateus do Sul, onde puderam conhecer como funciona, na prática, alguns dos assuntos abordados nas aulas de empreendedorismo, que vêm sendo aplicadas desde o início deste ano na rede pública municipal, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As turmas foram recebidas pelo Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Renato Possebon, e pela Agente de Desenvolvimento do município, Danieli Franco, que conversaram com os estudantes e esclareceram dúvidas sobre assuntos relacionados a empreendedorismo.

Para Possebon, a vivência dos alunos com o projeto da educação empreendedora é enriquecedora por possibilitar a eles, entre outras vantagens, o controle e o planejamento de suas próprias economias. "Os alunos podem colocar o que aprendem em prática dentro de casa, tendo um controle do orçamento da família e tendo noções de economia", explica.

A professora Luciana Araújo Nadolny, que ministra as aulas de empreendedorismo na Escola Pedro Effco juntamente com a professora Andréia Ferreira Gielinski, destaca que as aulas têm ajudado a despertar nos alunos o espírito empreendedor, e têm possibilitado a eles pensar em possibilidades, oportunidades e inovação. "Essa aprendizagem ultrapassará o espaço escolar, com atividades que envolverão a comunidade, despertando o fazer social e econômico para a região", diz.

A inclusão de conteúdos relacionados a empreendedorismo no currículo das turmas do primeiro ao quinto ano em São Mateus do Sul é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Sebrae, que cede o material didático utilizado nas aulas. O projeto integral o programa Cidade Empreendedora, que inclui uma série de ações e iniciativas para fomentar o empreendedorismo a curto, médio e longo prazo em São Mateus do Sul.