15 SET 2015
Casa Familiar Rural inaugura laboratório de agroindústria

Estudantes, representantes de entidades e instituições, empresas, representantes dos governos estadual e municipais de São Mateus do Sul e Antônio Olinto, e da Petrobrás participaram na tarde dessa terç, 15, da inauguração de um novo espaço de aprendizagem dentro da Casa Familiar Rural (CFR) de São Mateus do Sul: um laboratório próprio de agroindústria.

O espaço, equipado para preparo de manejo de produtos oriundos da agricultura familiar, foi construído com verba de patrocínio da Petrobrás e do governo federal, através do projeto Saberes e Sabores do Campo.

Além do descerramento da placa de inauguração do espaço, o evento contou com apresentações culturais de projetos ligados à CFR e discutiu a importância da escola para os mais de 50 estudantes atendidos atualmente e também para os que já passaram pela CFR e participaram do curso técnico em Agroecologia.

Em sua fala, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dinéa Cristina Wiltenburg, agradeceu, em nome do prefeito Clovis Ledur, a parceria e o trabalho das famílias e da equipe pedagógica da CFR em São Mateus do Sul, e exaltou a importância da continuidade dos trabalhos nas Casas. "Temos muita história aqui. E precisamos valorizar esses projetos e tudo que eles representam para as famílias dos alunos que passaram por aqui e todo o conhecimento gerado", disse.

Representante do Núcleo Regional de Educação, Maria Bernadete Wolochem falou sobre as possíveis mudanças que o Governo do Estado vem buscando para garantir, segundo ela, a continuidade das Casa Familiares Rurais em todo o Estado. "Não acredito no fechamento da Casa. O Governo do Estado é um dos convênios que temos e, em função do momento difícil que passamos, precisamos fazer ajustes. Acredito que em breve tenhamos uma solução que venha melhor atender a Casa Familiar Rural, não só a de São Mateus do Sul, mas de todo o Paraná".