A prefeitura de São Mateus do Sul acaba de firmar uma parceria com a Universidade Tecnológica de Kielce, na Polônia, para viabilizar intercâmbios culturais aos são-mateuenses interessados em realizar cursos de graduação e pós-graduação na área tecnológica.
O acordo tem o objetivo de apoiar e desenvolver a cooperação polono-brasileira e cria condições favoráveis à comunidade são-mateuense para a realização de estudos de graduação ou pós em diversos cursos da área tecnológica na Polônia.
Entre as vantagens oferecidas aos são-mateuenses em função do acordo, estão a garantia de assistência técnica para obtenção do visto de estudante e na integração com a comunidade acadêmica polonesa, e também suporte técnico para o reconhecimento dos diplomas obtidos em Kielce pelas autoridades brasileiras. O acordo prevê ainda a vinda de representantes da universidade para São Mateus do Sul, para realização de palestras e realização de inscrições de interessados nos cursos oferecidos pela instituição.
A prefeitura deve criar nas próximas semanas um Ponto de Informação da Universidade Tecnológica de Kielce em São Mateus do Sul, onde serão disponibilizadas informações sobre oferta de educação, infraestrutura, localização e custos aos interessados em realizar intercâmbios em Kielce já a partir do ano que vem.
"Essa parceria tem tudo para ser muito positiva", explica o prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur. "Viabilizamos essa proposta de cooperação, e agora poderemos não apenas enviar nossos estudantes para que estudem no exterior, mas também receber professores da universidade ou pessoas que possam promover esta troca cultural em nosso município".
DOCUMENTO
O termo de cooperação entre a Universidade Tecnológica de Kielce e a prefeitura de São Mateus do Sul foi discutido entre o município e representantes da universidade, entre eles o reitor Stanis?aw Adamczak, que estiveram em São Mateus do Sul em agosto, durante o Mês Polonês, para discutir a parceria com o município.
Depois da visita, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura elaborou o termo de cooperação em português e em polonês. Então, o documento foi enviado assinado pelo prefeito Clovis Ledur à Polônia, para a assinatura do reitor Stanis?aw Adamczak.
Em agosto, o reitor da universidade polonesa justificou o interesse no acordo em função da forte ligação de São Mateus do Sul com as tradições e com a história da imigração polonesa. O reitor falou ainda que reconhece a importância da imigração para o município e ressaltou a excelente estrutura da instituição, que possui atualmente cerca de 10 mil estudantes e diversos cursos da área tecnológica.
São-mateuenses interessados em estudar na Universidade Tecnológica de Kielce devem entrar em contato com o departamento de Cultura da prefeitura, na R. Ozy Mendonça de Lima n° 25 (antigo Colégio das Irmãs) ou pelo telefone (42) 3912-7050.
Foto/Kielce: Assessoria Universidade Tecnológica de Kielce