21 DEZ 2015
‘Conheça os Três Poderes’: projeto premia melhores redações de estudantes

Estudantes, pais, professoras e diretoras das escolas que participaram neste ano do projeto "Conheça os Três Poderes", da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, participaram na última sexta, 18, de uma cerimônia que premiou as melhores redações escritas pelos estudantes sobre suas participações no projeto.

Iniciado pela prefeitura em agosto deste ano, o projeto tem por objetivo ampliar as noções de cidadania dos estudantes de quinto ano, fazendo com que eles entrem em contato direto com representantes dos poderes Judicário, Executivo e Legislativo no município - tantos nas salas de aula como em seus locais de trabalho. Seis escolas participaram do projeto neste ano. Até 2016, todas as escolas do município - urbanas e do campo - terão participado,

Depois de participarem do projeto, os estudantes desenvolveram diferentes trabalhos em sala de aula sobre os assuntos que envolvem os três poderes. Nas redações, segundo o coordenador do projeto, Helinton Lugarini, eles demonstraram conhecimento sobre diversas questões relacionadas ao tema, como justiça, combate à corrupção e cidadania.

"Essas redações demonstram o impacto do projeto na vida dessas crianças. Elas estão falando de cidadania e isso vai ter impacto no futuro delas", explica Helinton. "Elas vão crescer entendendo a função dos três poderes, vão saber quem cobrar e vão ter maior discernimento para exercer sua cidadania".

"O país só vai mudar através da educação", destaca o juiz André de Olivério Padilha "A esperança de mudança está nessas crianças. Elas mostraram através da redação que elas entenderam o recado do projeto e, por isso, merecem essa homenagem".

Leia trechos das redações vencedoras:

“[As atividades do projeto] me ajudaram a entender como ser cidadã. Pela primeira vez, conheci a Câmara Municipal, onde acontece reuniões importantes para o município. Também visitamos a prefeitura e o Fórum” ,Kauane, 10 anos.

“Tem pessoas que não gostam do Poder Legislativo e do Poder Executivo, sendo que eles são únicos que as pessoas podem fazer parte: somos nós que escolhemos. Os Três Poderes não conseguem sozinhos combater a corrupção, então junte-se a mim e lute por um país melhor. Cuide do seu país como cuida da sua vida, porque ele faz parte dela”, Thomas, 10 anos.

“Eu não sabia que existiam os Três Poderes. Na escola, a professora começou a falar sobre cidadania e sobre a importância dos três poderes em nosso dia-a-dia. Gostei muito da visita do juiz e dos promotores porque eu tinha um pouco de medo do juiz, mas percebemos que ele não é ruim, mas apenas executa as leis. Gostei muito de aprender as coisas do projeto para crescermos respeitando os direitos de todos”, Grazieli, 10 anos.

Lista de redações vencedoras, por escola participante:

EM Prof. Ezilda do Amaral Ferreira

5ªA: Kauane S. Santos