26 JAN 2016
CIDADE
Deputado Hussein participa de sessão extraordinária da Câmara Municipal

O deputado estadual Hussein Bakri esteve novamente em São Mateus do Sul na noite dessa segunda, 25, para prestar contas sobre seus trabalhos em prol do município e trazer novidades sobre alguns assuntos importantes. Desta vez, o deputado participou de uma sessão extraordinária na Câmara Municipal, que contou também com a participação do prefeito em exercício de São Mateus do Sul, Clóvis Distéfano, e do chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), André Luiz Aleixo.

Um dos principais assuntos debatidos na sessão foi o possível encerramento das atividades da usina de industrialização do xisto de São Mateus do Sul (a SIX, da Petrobrás), e da mobilização que está sendo feita para evitar o possível fechamento da unidade.

Segundo o deputado Hussein Bakri, algumas licenças ambientais da Petrobrás estão paradas junto ao IAP há muitos anos. Se liberadas, essas licenças poderiam aumentar o faturamento da unidade em São Mateus do Sul em até R$80 milhões ao ano, o que poderia ser um argumento a mais para a manutenção da usina na cidade.

"Existe uma possibilidade real de encerramento das atividades da SIX em São Mateus do Sul. Ninguém está criando um factoide para faturar politicamente. Até porque ninguém ganha com isso. Seria uma desgraça para o município", disse Hussein. O deputado se reúne na próxima quarta com o presidente do IAP para discutir a liberação dessas licenças.

REUNIÃO EM BRASÍLIA

O prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, em férias até a próxima segunda, participa na semana que vem de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, em Brasília, juntamente com o vice-prefeito, Clóvis Distéfano, o deputado estadual Hussein Bakri e diversas outras lideranças políticas e empresariais para debater o assunto.

Segundo o prefeito em exercício de São Mateus do Sul, Clóvis Distéfano, a reunião agendada pelo deputado João Arruda e pela senadora Gleisi Hoffmann tem o objetivo de apresentar a situação e pedir o apoio do ministro em defesa da SIX.