18 FEV 2016
CIDADE
SIX recebe licença para aumentar processamento de lastro

A Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul recebeu na manhã desta quinta, 18, uma licença prévia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que permite o aumento da produção do lastro oleoso - subproduto resultado da extração do xisto.

A licença foi assinada e entregue nesta quinta, 18, em Curitiba, pelo governador do Estado, Beto Richa, ao prefeito Clovis Ledur e ao gerente-geral da SIX, José Alexandrino Machado. Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Distéfano; o presidente da Câmara Municipal, Enéas Melnisk; lideranças políticas, representantes da SIX e de empresas de São Mateus do Sul, além dos vereadores Omar Picheth Neto, Antônio Wilson Waligurski (Bira) e Márcio Antônio de Lima Barbosa.

A entrega da licença ambiental faz parte de uma série de ações que vem sendo tomadas para garantir o funcionamento da unidade em São Mateus do Sul, que corria risco de ser desativada em até dois anos. Na terça, 16, o prefeito Ledur recebeu do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a .

Beto Richa destacou que o Governo do Estado está mobilizado com as lideranças da região para que a SIX continue operando em São Mateus do Sul. "Com a liberação da licença ambiental, damos mais um grande passo. Se havia alguma preocupação da viabilidade de operação desta indústria, a licença permite a ampliação da produção, sem aumentar os riscos ambientais", afirmou.

"Assim que soubemos da possibilidade de desativação da unidade, fomos à luta. Conversamos com o governo do Estado e com o governo federal, mobilizamos a bancada federal e fomos ao ministério", explicou Clovis Ledur. "Com a licença ambiental será possível aumentar o processamento do lastro oleoso do xisto, que irá garantir a sustentabilidade da refinaria, aumentando o lucro e diminuindo os custos da empresa".

Para o deputado Hussein Bakri, que fez a articulação do município com o governo estadual, a conquista da licença representa um grande passo para a manutenção da usina. "Mobilizamos muita gente em defesa da SIX, que representa muito para a nossa região e também para todo o Estado. Fomos prontamente atendidos pelo governador e isso fez total diferença para que essa licença fosse conseguida junto ao IAP".

Além de Hussein Bakri, participaram da cerimônia os deputados estaduais Márcio Nunes, Alexandre Curi e Maria Victória, além da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto; o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski.

18/02/2016
SIX recebe licença para aumentar processamento de lastro