13 ABR 2016
CIDADE
São Mateus do Sul terá Conselho de Políticas sobre Drogas; órgão será criado amanhã

Um importante passo na discussão sobre drogas está sendo dado em São Mateus do Sul: é a criação do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Compod), órgão que será formado oficialmente em reunião nesta quinta, 14, no Centro da Juventude, a partir das 13h. A reunião é aberta à comunidade, que poderá dar sugestões e contribuir com ideias de políticas para o setor.

Presentes em diversos municípios, os conselhos que atuam nas questões relacionadas às drogas lícitas e ilícitas têm por principal função ajudar o município a discutir e promover ações assertivas sobre o consumo e a oferta dessas substâncias na cidade, com a proposição de medidas e de políticas públicas específicas.

Ações educativas e de prevenção estão sendo realizadas com regularidade em São Mateus do Sul. As atividades, que incluem palestras, atividades lúdicas, apresentações culturais e conversas, envolvem as secretarias de Assistência Social; Saúde; e Educação e Cultura; e outras entidades do município. Com a formação do Conselho, as atividades educativas e de prevenção devem se intensificar, com a participação de representantes também da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo; Segurança e Trânsito; e de entidades não-governamentais.