20 SET 2016
PASSEIO DAS ÁRVORES

Com o intuito de promover a educação ambiental em torno do tema ARBORIZAÇÃO URBANA, a Semana Municipal de Meio Ambiente 2016, realizada entre os dias 30 de maio e 5 de junho, foi encerrada com a atividade denominada "Passeio das Árvores".

Considerando que o Plano Diretor de Arborização Urbana de São Mateus do Sul - PDAU está em fase de construção, orientar e educar a população para os benefícios de uma boa arborização torna-se de suma importância para o seu sucesso.

O PASSEIO DAS ÁRVORES propôs um roteiro de visita a seis pontos da cidade e, em cada um deles foram tratados assuntos referentes à urbanização, dentro de contextos históricos, geográficos, culturais e ambientais, tendo como elo de ligação as árvores existentes em cada local. Essa atividade surgiu do empenho  de várias pessoas e instituições, dentre as quais, a Prefeitura Municipal, o Instituto Histórico Geográfico de São Mateus do Sul, a UTFPR - Campus Dois Vizinhos, os alunos do curso de Geografia da UEPG/UAB - Polo de São Mateus do Sul e a BRASPOL.

O passeio foi gravado e dividido em capítulos, que serão divulgados, um por dia, a partir de hoje até o próximo dia 21 de setembro, data em que é celebrado o Dia da Árvore.

Convidamos a todos para acompanhar esse passeio e conhecer um pouco mais sobre as árvores de São Mateus do Sul.

Apoio: Borbulhas Vídeos e   Levante Fotografia e Comunicação

PDAU - Plano Diretor de Arborização Urbana de São Mateus do Sul

São Mateus do Sul se tornou destaque nacional pelo bom planejamento e execução do projeto que consolida o Plano Diretor de Arborização Urbana no município, sendo premiado por sua metodologia inovadora no XIX Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, em São Paulo, no final do ano passado.

Resultado de um convênio entre a Prefeitura e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus de Dois Vizinhos), o projeto, neste momento, opera com equipes que realizam um inventário de todas as árvores da área urbana e, durante as próximas semanas, estas serão medidas, fotografadas e estudadas. Cada árvore será avaliada em mais de 40 aspectos.

A avançada tecnologia aplicada e o minucioso trabalho que está sendo realizado em São Mateus do Sul vêm chamando atenção. "No Paraná, não existe nenhum plano com a qualidade técnica e com a alta tecnologia que está sendo aplicada em São Mateus do Sul", destaca o engenheiro florestal Ciro Duarte de Paula Costa, que acompanha os trabalhos. "É uma grande iniciativa da gestão atual e que está conseguindo mostrar para o Estado e para o Brasil inteiro que pequenas cidades podem e devem considerar a arborização urbana como um tema sério".

Os benefícios do PDAU são projetados pensando no futuro da cidade, entre eles, destacam-se a garantia de manutenção das calçadas do município (que hoje acabam se deteriorando em função de raízes de árvores plantadas de forma aleatória no passado) e a possibilidade de controle e prevenção de enchentes (com o plantio de árvores com alto potencial de absorção de água do solo), isso sem contar nos benefícios estéticos (potencial turístico) e de qualidade de vida (sombreamento e controle da temperatura, por exemplo) que um plano de arborização urbana traz para o município.

Segue links dos vídeos do passeio:

PASSEIO DAS ÁRVORES - INTRODUÇÃO

PASSEIO DAS ÁRVORES - APRESENTAÇÃO