11 MAI 2017
PROJETO XISTO AGRÍCOLA ESTEVE NA PAUTA DE AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR BETO RICHA

O Prefeito Luiz Adyr, acompanhado do vice-prefeito José Stuski, de lideranças políticas, secretários municipais, vereadores, gerência da UN-SIX e representantes da CDL e ACIASMS, estiveram na terça-feira (09), no Palácio do Iguaçu, em audiência com o Governador Beto Richa e o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, para discutir assuntos relacionados ao Projeto Xisto Agrícola.

Luiz Adyr ressaltou a importância do projeto para o município, para a SIX e também para o governo do estado, e sugeriu que o Xisto Agrícola seja transformado em um programa de governo, criando condições para implantação de um polo industrial de fertilizantes do xisto na cidade de São Mateus do Sul.

As primeiras providências para concretização do projeto configuram-se na obtenção das licenças ambientais junto ao IAP e, para isso, o prefeito solicitou empenho do Senhor Governador para que as respectivas licenças, solicitadas pela SIX, sejam agilizadas, ressaltando ainda que o Xisto Agrícola é importante, também, para a permanência da PETROBRAS no município.

Na ocasião, o Senhor Emanuel Eduardo Paula de Medeiros, gerente geral da UN-SIX, juntamente com o engenheiro Arnei Luiz Reginato, realizaram ampla explanação sobre os vários subprodutos do xisto que podem ser utilizados como fertilizantes, conforme comprovado por inúmeras pesquisas desenvolvidas por instituições públicas e privadas, dentre elas: EMBRAPA, ESALQ, IAPAR, UFPR e UTFPR.  Os estudos, amadurecidos em extensos trabalhos de campo e de laboratório, validam, cientifica e empiricamente, o potencial de vários subprodutos do xisto como insumos ambientalmente seguros na formulação de fertilizantes e defensivos agrícolas.

Referindo-se às licenças, o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, prometeu o empenho na agilização das liberações, ressaltando a necessidade de mais elementos para que os técnicos do instituto possam deferir as licenças com maior propriedade e, para tanto, agendou reunião no IAP, no próximo dia 17, a qual contará com técnicos da PETROBRAS, EMPRAPA e MAPA.

Nereu Dal Lago, presidente da Câmara de Vereadores, no uso da palavra, igualmente destacou a importância do Projeto Xisto Agrícola para a região, assim como o fizeram o Deputado Alexandre Curi e o Senhor Marcelo Richa, também presentes na reunião.

O governador Beto Richa firmou o compromisso com São Mateus do Sul e região e prometeu que todos os órgãos estaduais relacionados com o assunto "Xisto Agrícola" estarão empenhados na resolução das questões pertinentes ao projeto, no mais curto espaço de tempo possível.

Aproveitando a oportunidade, o prefeito Luiz Adyr agradeceu ao governador pela realização da audiência pública referente ao asfaltamento do trecho da PR 364 - São Mateus/Irati, levada a termo no município no último dia 03.

Finalizando, Richa esclareceu que entraves com o governo federal, no passado, impediram que a pavimentação já estivesse em andamento, mas ressaltou, uma vez mais, seu compromisso em licitar a obra ainda neste ano, permitindo seu início em 2018.

Confira no vídeo a palavra do governador Beto Richa.

Fonte vídeo: facebook.com