29 MAI 2017
REVISÃO BIOMÉTRICA DA 12ª ZONA ELEITORAL COMEÇA NO MÊS JULHO

Visando oferecer melhores maneiras de dinamizar e montar uma estrutura que atenda de modo totalitário os municípios abrangidos pela 12ª Zona Eleitoral, por ocasião da revisão biométrica a ser iniciada, em nosso município, no próximo mês de julho, foi realizada na manhã de quarta-feira (24/05) no gabinete do prefeito municipal, Luiz Adyr, importante uma reunião agendada pelo Tribunal Regional Eleitoral, com a presença das seguintes autoridades: Marden Lincoln Amaral Machado, Assessor de Comunicação Social, representando o Presidente do TRE/PR, Des. Adalberto Jorge Xisto Pereira; Solange Maria Vieira, Coordenadora de Planejamento Estratégico do TRE/PR; Marcelo Quentin, Juiz Auxiliar do Projeto Biometria do TRE/PR; André Olivério Padilha, Juiz Eleitoral de São Mateus do Sul; Élder Teodorovicz, Promotor de Justiça Eleitoral de São Mateus do Sul; Fábio Staniszewski Machiavelli, Prefeito do Município de Antonio Olinto; Nereu Edmundo Dal Lago, Presidente da Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul; Rinaldo Antonio Pelegrino, Presidente da Câmara de Vereadores de Antonio Olinto; Paulo Roberto De Pauli, Chefe de Gabinete do Município de Antonio Olinto; Ana Claudia Neumann Cabral, Chefe de Cartório da 12ªZE; Jebneel Szrajia, Técnico Judiciário da 12ªZE; Valtuir Leal Griten, Assessor Jurídico do Município de São Mateus do Sul e Fernando Cesar Toporowicz, Procurador Jurídico do Município de São Mateus do Sul.

Durante a reunião foram discutidas alternativas que viabilizassem dinamizar e dispor de uma estrutura que atenda de modo totalitário os dois municípios abrangidos pela 12ª Zona Eleitoral. "Vamos dar todo o apoio necessário para seja realizado o cadastramento biométrico para que as próximas eleições sejam cada vez mais transparentes e justas", disse o prefeito Luiz Adyr.

Mesmo antes do início obrigatório, o Cartório Eleitoral de São Mateus do Sul já está realizando a atualização do cadastro biométrico, a medida da procura dos eleitores. De acordo com Marden Machado, "É muito importante que o eleitor compareça para fazer o cadastramento visando garantir o seu voto nas eleições de 2018. E, caso não seja realizado a biometria, dentro do prazo previsto, o eleitor ficará impossibilitado de exercer algumas atividades como emitir passaporte, assumir concursos públicos e o mais importante, ficará impedido de votar", explicou.

Segundo Ana Claudia Cabral, Chefe de Cartório da 12ªZE. "Estamos atendendo em média 60 eleitores todos os dias, mas entendemos também que este número deverá aumentar nos próximos meses, já que a meta do próprio Tribunal é atender diariamente 400 eleitores até o final da ação ".

Documentos necessários para biometria:

Registro Geral (RG);

Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Comprovante atualizado de endereço (Conta de luz/água/telefone);

Título de Eleitor.

Os trabalhos de atualização do cadastro biométrico terão início no dia 24 de julho, seguindo até o dia 07 de dezembro de 2017.