22 JUN 2017
ACTUARY APRESENTA AVALIAÇÃO ATUARIAL DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE SÃO MATEUS DO SUL

Técnicos da Empresa ACTUARY SERVIÇOS ATUARIAIS realizaram na manhã desta quarta-feira (21), para a Administração Municipal, a apresentação da avaliação atuarial do Instituto de Previdência de São Mateus do Sul (IPRESMAT) para o ano de 2017. O cálculo foi apresentado pelo atuário Vinicius Alexandre Bietkoski e pelo advogado Jeferson Amorin, tendo como base de dados 31 de dezembro de 2016 e a finalidade de garantir a transparência dos processos relacionados à previdência municipal.

A avaliação atuarial é um estudo elaborado com o objetivo de estimar direitos e obrigações dos planos previdenciários, além de estabelecer o equilíbrio financeiro e atuarial. Esse equilíbrio envolve as receitas estimadas, como contribuições, rendimentos, compensações a receber e saldo de investimentos; e também as despesas futuras, que são aposentadorias, auxílios e pensões concedidas e a conceder. Alem disso, configura como requisito essencial para a obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciária - CRP.

O Prefeito Luiz Adyr ressalta a importância do cálculo atuarial. "Sendo ele bem elaborado, permite que o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) garanta e projete as necessidades de receita e despesa ao longo de toda a existência de seus segurados, garantindo a manutenção da qualidade de vida destes e de seus dependentes. "

Segundo o atuário Vinicius, hoje o RPPS municipal conta com equilíbrio financeiro, no entanto, existe um déficit projetado para os próximos anos, o chamado déficit atuarial, no valor de R$ 38 milhões, ao qual a Prefeitura realiza, mensalmente, aportes financeiros visando promover o equilíbrio atuarial.