19 JUL 2017
CIDADE
Prefeitura destina recursos para viabilizar elaboração de projetos para construção de novo hospital em São Mateus do Sul

A solenidade de assinatura do TERMO DE FOMENTO , celebrado entre Município e o Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes, que visa o repasse de R$ 263 mil para a realização de projeto arquitetônico, estrutural e de engenharia, entre outros, necessários a construção de novas instalações para o hospital, aconteceu nesta terça-feira (18), no Centro da Juventude.

O prefeito Luiz Adyr destacou, para o auditório lotado, que a existência dos projetos é item prioritário para a busca de recursos, considerando a formalização desse Termo, o passo inicial na concretização de tão importante benefício à população são-mateuense. Disse, também, que vem tratando há algum tempo, junto ao governo do estado, da ideia do novo hospital, angariando o apoio do deputado Traiano.

Ademar Traiano afirmou para todos os presentes o seu real comprometimento com esse projeto, colocando-se como agente facilitador para a liberação de R$ 3 milhões, oriundos de verba remanescente da Assembleia Legislativa, a ser devolvida ao governo do estado ao final do exercício.  Frisou, também, a necessidade do engajamento da população e da diretoria do hospital na busca do restante dos recursos necessários - mais R$ 3 milhões - junto a Secretaria de Estado da Saúde, sempre contando com seu apoio. Foi enfático na necessidade de contar com os projetos completos aprovados o mais breve possível, pois os recursos por ele viabilizados já estariam sendo providenciados para liberação ainda este ano, sendo que o restante depende desses projetos, uma vez que os recursos são oriundos da Secretaria de Estado da Saúde, liberados à medida que projetos são apresentados. Ainda assim, se a demora do projeto acontecer, os recursos podem ser obtidos no próximo ano.

O hospital já possui o terreno para a construção, que fica a cerca de 1 km antes do trevo da Incepa, na BR 476. Um terreno plano, com área imobiliária de implantação de 50.000 m², onde será construído em um único pavimento, com área estimada de 2.800 m² e possibilidade de ampliação futura.

A diretoria do hospital, representada pelo seu presidente Jucimar Nízer, assegurou que as providências para a execução dos projetos estão adiantadas, que já possui, na diretoria, uma equipe cuidando da idealização do novo hospital e que o escritório responsável pela elaboração dos projetos é especializado em obras de saúde, com diversos trabalhos já realizados.

A visita do deputado Ademar Traiano serviu para comprovar a união de esforços para que o novo hospital deixe de ser um sonho para se tornar realidade, com o próprio presidente da Assembleia Legislativa garantindo, não apenas a existência de recursos, mas, a vinda desses recursos para São Mateus do Sul e região.

TERMO DE FOMENTO

PLANO DE TRABALHO