09 AGO 2017
MEIO AMBIENTE
Luiz Adyr participa do lançamento do programa de revitalização da bacia do Rio Iguaçu

Ações de proteção e recuperação serão desenvolvidas pelo Governo do Estado, em parceria com a Itaipu Binacional

Na tarde de terça-feira (8), o prefeito Luiz Adyr esteve no Palácio Iguaçu, participando do lançamento do programa Cultivando Água Boa, do Governo no Estado em parceria com a Itaiupu Binacional. Diversas ações de educação ambiental, dentro do programa de revitalização do Rio Iguaçu, serão desenvolvidas, inicialmente, em 49 municípios lindeiros.

Durante solenidade com Beto Richa foram apresentados os resultados do trabalho de revitalização do Rio Iguaçu desde a criação do programa, em 2015. Além dos gestores municipais, esteve presente, também, o diretor-geral da Itaipu, Luiz Fernando Vianna, e a vice-governadora Cida Borghetti, que coordena o comitê de revitalização do rio.

Richa afirmou que a experiência da Itaipu é importante para ampliar o alcance da educação ambiental nos municípios e comentou da importância da participação dos gestores locais, prefeitos, vereadores e sociedade civil para a preservação e conservação da maior bacia hidrográfica do Paraná.

"Precisamos ter a consciência de que toda a conservação é necessária, do solo, das matas e das nascentes, para que os grandes rios, como o Iguaçu, não sejam contaminados", disse o prefeito Luiz Adyr.

PROGRAMA

Desenvolvido desde 2003 na Bacia do Rio Paraná, onde está instalada a Hidrelétrica de Itaipu, o programa Cultivando Água Boa inclui ações como a recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares e projetos de educação ambiental que envolvem escolas, ONGs, prefeituras e sociedade.