21 AGO 2017
Dia do Campo Limpo é celebrado em São Mateus do Sul

Uma programação especial foi preparada para a celebração do Dia Nacional do Campo Limpo na localidade de Fluviópolis, nas dependências da Escola Municipal Apolônia Staniszewski e do Colégio Estadual do Campo Professor Eugênio de Almeida, sexta-feira (18).

Promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), o objetivo do evento foi conscientizar sobre a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos e celebrar os resultados e benefícios gerados com o procedimento.

Na oportunidade o prefeito Luiz Adyr destacou a importância do evento e da conscientização. "Nós devemos nos preocupar e cuidar do nosso meio ambiente, afinal, ninguém quer sair e encontrar embalagens de agrotóxicos na beira de estradas, nos rios e córregos, poluindo a natureza e esse trabalho que inicia aqui, na escola é fundamental", disse. "Só vamos conseguir conceituar alguma coisa e quebrar o paradigma, no momento em que as crianças passarem vetores dessas ideias tão importantes", concluiu.

Durante toda a programação que foi até às 17h, aproximadamente 200 pessoas participaram das oficinas de estudos e assistiram a apresentação do teatro "Tudo junto e misturado" e entrega de premiações.

Dia Nacional do Campo Limpo

No Brasil, segundo inpEV, desde 2002, quando o programa entrou em operação, mais de 420 mil toneladas de embalagens foram corretamente destinadas. Percentual que representa 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas que foram retirados dos campos, tornando o Brasil líder mundial em destinação adequada desse material.

Neste ano, com o tema "Quando cada um cumpre a sua parte, temos muitos motivos para comemorar", O “Dia Nacional do Campo Limpo” deve acontecer em mais de 100 unidades de recebimento de 22 estados do país.

A iniciativa foi instituída no calendário brasileiro por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Mais de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações; em 2016 foram mais 70 mil participantes. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, junto com associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor, organizações públicas e privadas, além de outros apoiadores locais.

21/08/2017
Dia do Campo Limpo é celebrado em São Mateus do Sul