25 SET 2017
CIDADE
Município comemora aniversário com várias atrações e bolo de erva-mate de 109 metros

Desfile cívico comemorativo, apresentações artísticas, exposições, atividades recreativas, recebimento do selo de Identificação Geográfica e até um bolo a base de erva-mate de 109 metros, foram feitos

Os 109 anos de emancipação de São Mateus do Sul foram comemorados com muitas atrações, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as demais entidades e instituições. A programação começou pela manhã, com a abertura da Rua do Mate, a praça de alimentação com diversos produtos à base de erva-mate, e o desfile cívico comemorativo que reuniu milhares de pessoas.

De acordo com o prefeito municipal, o engajamento das pessoas tornou o evento mais especial. "Ficamos surpresos com o número de estudantes e representantes de diversas instituições de ensino e entidades que foram representadas. É muito bom olhar e perceber que, nós são-mateuenses, mantemos vivo o civismo e o amor pela nossa cidade", destacou.

Assim que terminou o desfile, as comemorações continuaram com apresentações culturais na Rua do Mate. Foi feita uma Roda de Viola com os músicos locais, seguido das apresentações do Grupo Resgate Gaúcho, Apae, Centros de Educação Infantil, Ginástica Rítmica Novo Sol da Manhã, Grupo Folclórico Polonês Karolinka e poemas de Arnoldo Prohmann, declamado por sua filha, Edelar. "Quando fizemos os convites para as apresentações, tínhamos em mente, proporcionar uma festa do município, para as famílias e conseguimos concluir nosso objetivo. Muitas pessoas vieram e aproveitaram o momento e o espaço com rodas de chimarrão, muita conversa e entretenimento. Teve também o espaço para as crianças com cama elástica e castelinhos infláveis, tudo gratuito e exposições de arte na Rua 21 de setembro e na Casa da Memória", disse o secretário de Educação e Cultura, Jorge Manfroni.

O selo de Identificação Geográfica

O início do projeto de IG da Erva-Mate, começou em 2014, período em que foi formalizada a criação da Associação dos Amigos da Erva-Mate em São Mateus, pela qual foi possível encaminhar o pedido de IG junto ao INPI, protocolado em novembro de 2015.

O projeto envolveu o Sebrae-PR, a Prefeitura Municipal, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária e o Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná.

Durante as festividades no dia em que o município comemorou 109 anos, foi realizado a cerimônia de lançamento do Selo de Indicação de Procedência São Matheus.

O bolo de erva-mate de 109 metros

Reunindo mais de duas mil pessoas durante a tarde, entre a Rua do Mate (em frente a prefeitura municipal) e a Rua 21 de Setembro onde o bolo de 109 metros a base de erva-mate foi montado e confeitado, o corte atraiu muitos olhares. " Muitas pessoas ficaram curiosas para sentir o sabor e eu acredito que foi aprovado", contou Manfroni. Para realizar o bolo, foram necessárias ajuda e colaboração de muitas pessoas. "Tivemos o apoio de muitos voluntários, colaboradores e de empresas e instituições que nos deram suporte total para assar, transportar, cobrir e distribuir. A festa foi linda, graças ao apoio de todos que abraçaram o evento, mas principalmente o amor que sentem pela nossa cidade", disse.

25/09/2017
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024