26 OUT 2017
Treinamento ensina técnicas corretas de poda urbana

Na manhã de terça-feira (17), funcionários da Secretaria de Meio Ambiente participaram de um curso sobre práticas de podas de árvores em conflito com a fiação elétrica. A atividade foi organizada pela equipe do Plano Diretor Participativo de São Mateus do Sul e contou com o apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Hélio Toshio Sakurai, esta foi uma boa oportunidade para conhecer alternativas e melhores ações de manutenção do patrimônio arbóreo do município. "A capacitação e atualização dos conhecimentos dos profissionais são fundamentais para que a execução da poda seja segura e de qualidade e não venha afetar as fiações elétricas e causar quaisquer dados recorrentes", disse.

Durante o treinamento, a equipe expandiu seus conhecimentos quanto a prática na retirada de ramos, galhos e folhas, recebendo a orientação de que deve ser feita por profissionais que tenham experiência para execução do serviço. Primeiro por uma questão de segurança do trabalho e segundo porque uma poda mal feita ou feita irregularmente pode matar a árvore ou causar até a queda da árvore posteriormente.

Quando necessária a poda ou a retirada de uma árvore, em local público ou particular, procurar a Secretaria de Meio Ambiente pois há procedimentos a serem cumpridos e é preciso que a secretaria autorize o serviço. A execução da poda ou corte de árvores será realizada pela equipe da Prefeitura somente nos casos em que a árvore estiver em logradouros públicos.

Para obter mais informações sobre o serviço de poda de árvores, basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (42) 3912-7114, ou visite a sede na Rua Agenor Nascimento, 1020 - Centro, das 8h às 17h15, de segunda a sexta-feira.