21 MAR 2018
Programa de Atração e Incentivo dá início em São Mateus do Sul

O prefeito Luiz Adyr e o secretário municipal de Indústria e Comércio, em parceria com a Agência Paraná Desenvolvimento (APD) e empresários da cidade de São Mateus do Sul, estiveram reunidos nesta quarta-feira (21), na sala de reuniões da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul, para o lançamento do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI).

Durante a reunião, empresários locais, lideranças e representantes dos mais diversos segmentos, tiveram a oportunidade de debater sobre o atual crescimento econômico e o que deve ser mudado para atingir as metas estabelecidas, partindo do princípio de que se a cidade tiver estrutura, ela terá indústrias.

" Estamos realizando a contratação deste programa, com a intenção de atrair novos investimentos, e novas empresas. Sabemos que o programa auxilia na melhoria do ambiente de negócios, tornando-os mais atrativos e eficientes”,  disse Luiz Adyr.

PMAI

O PMAI é um serviço criado para auxiliar os municípios a construir um novo plano de desenvolvimento. Em São Mateus do Sul, o plano é dinamizar o crescimento e potencializar as condições de novos investimentos.

O projeto é colaborativo e feito a várias mãos. Tem a participação da sociedade civil e de um grupo técnico para formar uma percepção de mercado e torná-lo mais atraente.

O PMAI é realizado em duas etapas: orientando a prefeitura na construção de estratégias para atração de novos investimentos e garantindo segurança ao investidor.

No decorrer do processo acontecerão vários debates para criar formas de superar a crise econômica. Será analisada a cidade como um todo, o seu presente e futuro. "Conhecemos alguns dos potenciais econômicos do município, como por exemplo, o agronegócio. Mas no decorrer dos estudos, podemos conhecer novas possibilidades de investimentos. A partir deste programa, o grupo irá buscar formas de criar novos polos industriais, implantar projetos de reestruturação urbana que tem a ver com a economia e com a geração de riqueza e de empregos", completa.

A primeira etapa do programa prevê um diagnóstico socioeconômico do município, mapeamento de demandas e gargalos por meio de oficinas e a elaboração de um plano de promoção do desenvolvimento econômico sustentado no município. A segunda fase do programa contempla o plano de atração de novos investimentos, a seleção dos setores prioritários e estruturação de propostas, mapeamento das cadeias produtivas, definição das vocações econômicas da cidade e da estratégia para atração de novos investimentos empresariais.