14 AGO 2018
Curso de Corte e Costura e artesanato contribui para a geração de renda em São Mateus do Sul

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento social, econômico e a geração de renda, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem ofertado diversos cursos na malharia da Vila Bom Jesus, como o de corte e costura, confecção de moda íntima e artesanato.

Os cursos ofertados no espaço que foi reativado recentemente, contribuem para a renda familiar das participantes. "Além de aprender e confeccionar as peças, elas podem colaborar com a renda familiar. Aqui na malharia elas podem usar os equipamentos, fornecemos os tecidos e dispomos de professoras para ensinar", disse a secretária de Assistência Social, Giceli Pereira.

"Eu acho muito importante o incentivo que a prefeitura dá para a gente, eu frequento a malharia e os cursos desde o início do projeto. Sou mãe de seis filhos e já fiz muitas costuras para eles aqui", conta a dona Terezinha Sampaio.

Durante as aulas de corte e costura, as alunas aprendem a desenvolver os moldes das peças, cortar e costurar, além de reconhecer os tipos de tecidos e os mais adequados para confecção de determinada peça. Também aprendem como manipular os equipamentos e materiais para fazer esse trabalho, como tesouras, máquinas, réguas e fitas. "Tudo o que elas produzem no local, elas podem levar para casa a preço de custo. Tem algumas alunas que recebem encomendas, vem até a malharia, passam a tarde produzindo e comercializam suas peças", conta a professora Lucy Orminain Ferreira.

No espaço, todas as manhãs são destinadas para consertos e términos de confecções, no período vespertino, na segunda-feira tem as aulas de artesanato; terça e quarta, corte e costura e lingerie; quinta-feira tem o curso de pintura e artesanato.

14/08/2018