18 MAR 2019
CIDADE
A Prefeitura de São Mateus do Sul através da Secretaria Municipal de Agricultura lança Projeto HF Vale do Iguaçu

Na quinta-feira (14), a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura de São Mateus do Sul, organizou o lançamento do Projeto de Hortifruticultura Vale do Iguaçu (HF Vale do Iguaçu), que tem por objetivo propor ações mercadológicas para estreitar as relações comerciais do setor no Território Vale do Iguaçu.

Vários agricultores são-mateuenses e representantes de mercados do município estiveram presentes acompanhando a explanação do Engenheiro Agrônomo e coordenador de projetos de hortaliças e frutas, José Eustáquio Pereira, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), preconizador do projeto.

O prefeito Luiz Adyr, junto ao secretário Hélio Sakurai também estiveram presentes e enfatizaram a importância do projeto e a adesão dos agricultores no mesmo, a fim de alavancar a economia familiar e do município.

Segundo Eustáquio, o projeto trata-se de um arranjo produtivo local, onde São Mateus do Sul pode aproveitar o potencial já existente na produção de hortaliças e frutas, um dos maiores de toda a região, fazendo com que esses alimentos produzidos de uma forma saudável, possam chegar às gôndolas dos supermercados e consequentemente à mesa dos consumidores finais de uma maneira mais eficaz, diminuindo a distância entre quem está produzindo e quem está consumindo.

O projeto HF Hortifruticultura Vale do Iguaçu, idealizado em 2007 e efetivado em 2016 pela Emater, hoje conta com 112 famílias de produtores e 14 estabelecimentos e tem como objetivo unir a cadeia produtiva, fazendo com o que é produzido aqui em nossas terras seja consumido aqui mesmo, refletindo diretamente na arrecadação familiar e municipal.

"São Mateus do Sul é muito importante para o projeto, pois é um polo regional e poderá somar forças junto à todos os municípios do Vale do Iguaçu. Nossa expectativa no momento é uma adesão que possa aumentar em 30% esses dados a produtividade e consequentemente a renda dos agricultores participantes do projeto", afirma Eustáquio.

Os agricultores são-mateuenses interessados em conhecer e participar do projeto devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura de São Mateus do Sul, localizada na rua Agenor Nascimento, 1020, próximo ao Ginásio de Esportes Polacão. Contatos telefônicos: (42) 3912-7114.