26 JUN 2019
CIDADE
COGEMATE participa da instauração da frente parlamentar de atenção qualificada a Erva-mate junto ao Governador Ratinho Júnior

Aconteceu nesta terça-feira (25), no Palácio do Iguaçu, o lançamento oficial do Conselho Gestor da Erva-mate do Vale do Iguaçu (COGEMATE), e a instauração da frente parlamentar de atenção qualificada a erva-mate junto ao Governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

O Vice-prefeito, José Marciniak Stuski e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Sakurai estiveram presentes na reunião agendada pelo Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Deputado Hussein Bakri, onde o Governo do Estado garantiu o incentivo ao desenvolvimento do cultivo da erva-mate.

O COGEMATE foi fundando em abril de 2019 com o objetivo de organizar e representar a cadeia produtiva do mate dentre os 9 municípios do Vale do Iguaçu, envolvendo cerca de 100 mil famílias que colaboram para que a região seja a maior produtora de erva-mate sombreada do País, exportando o produto para inúmeras nações da Europa e da Ásia, além dos Estados Unidos.

Segundo o Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, com a representatividade do COGEMATE e a frente parlamentar que defenderá a cultura no Paraná, a erva-mate ganhará ainda mais força.

Hussein Bakri, um dos principais incentivadores parlamentares da causa enalteceu que existe uma perspectiva de crescimento do setor que vai ao encontro ao movimento do Paraná. "Precisamos gerar emprego e renda e a erva-mate será um canal muito forte dessa orientação."

Também participaram da reunião, os representantes da Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe), o Chefe Regional do Instituto Água e Terra (IAT), José Everling, o Presidente da COGEMATE, Naldo Vaz, presidente do Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Paraná (SINDIMATE), Márcia Ranssolin, demais prefeitos representantes da região e parlamentares.