19 JUL 2019
CIDADE
Programa Municipal para Atração de Investimentos é apresentado em São Mateus do Sul

Aconteceu na segunda-feira (15), na Prefeitura Municipal, o lançamento oficial do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), elaborado em parceria com a Agência Paraná Desenvolvimento (APD).

Participaram do evento, o Prefeito Luiz Adyr, o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Eduardo Ferreira, de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Sakurai, de Planejamento e Finanças, Mirna Bley Bonato, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nereu Dal Lago e a vereadora Marta Centa, os representantes das entidades representativas são-mateuenses, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASMS), Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo (NDE), Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe) e membros da Comissão de Implantação do Observatório Social.

A Prefeitura Municipal fez a contratação da APD, visando a implantação do PMAI, que é um importante instrumento de apoio a empresas locais e para novos investimentos, em 2018 e investiu R$65 mil com o objetivo de analisar as potencialidades da cidade e assim colaborar com a gestão municipal e entidades do setor na busca do desenvolvimento do município.

O PMAI foi criado em 2014 com o intuito de orientar os municípios do estado na construção de uma estratégia de promoção de investimentos. Com diversas fases, o programa auxilia na melhoria do ambiente de negócios de cada município e na sua gestão, tornando-os mais atrativos e eficientes.

O PMAI foi executado em 2 etapas, transformando a maneira de atrair investimentos, resultando num diagnóstico amplo, numa governança integrada e num plano de prospecção efetivo:

Etapa 1: Planejamento para o Desenvolvimento Econômico

Fase 1 - Elaboração de diagnóstico socioeconômico do município.

Fase 2 - Mapeamento de demandas e gargalos por meio de oficinas para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado do município.

Fase 3 - Projeto para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado.

Etapa 2: Plano de atração de novos investimentos

Fase 1 - Seleção dos setores prioritários e estruturação da proposta de valor pautados nos resultados do mapeamento.

Fase 2 - Mapeamento das cadeias produtivas, definição das vocações econômicas do município e da estratégia para atração de novos investimentos empresariais.

Fase 3 - Estruturação e entrega do Plano Estruturado de Prospecção.

O Plano foi apresentado pelo gerente de Desenvolvimento Econômico da APD, Jean Carlos Alberini, que enalteceu sua importância para a atração de investimentos à São Mateus do Sul e o destaque que a cidade terá na vitrine econômica do estado, tendo em vista que apenas 20 municípios de todo o Paraná o possuem. "O plano atuará como ponte entre governo e iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas."

Jean enfatizou os próximos passos para implementação das ações resultantes da 1ª fase do programa.”O projeto foi lançado com uma representação significativa da sociedade civil organizada, demonstrando que, certamente, haverá efetividade da implementação das atividades que foram estabelecidas no programa", explicou Alberini

Segundo o Secretário Eduardo Ferreira, São Mateus do Sul deu um importante passo rumo ao desenvolvimento. "A partir de agora temos esse diferencial que servirá de referência para futuros empresários e investidores de diversos setores quando da escolha por São Mateus para seus investimentos, haja visto o programa elencar os pontos fortes e fracos de nosso município, a APD poderá enaltecer os pontos fortes diante dos interessados e trabalhar com o município os pontos fracos, deixando assim o nosso município cada vez mais atrativo para investimentos."

Acesse aqui o Arquivo Digital do PMAI: Arquivo Digital do PMAI São Mateus do Sul.

19/07/2019