21 JUL 2023
Transporte coletivo de São Mateus do Sul terá novo sistema de passagens

O Município de São Mateus do Sul concluiu neste mês a concorrência pública de concessão para exploração do serviço público de transporte coletivo urbano e rural. Além da gestão do transporte, a empresa vencedora da concorrência fará a implantação de um sistema com tecnologia inovadora de bilhetagem, que funcionará através de um cartão-transporte que será disponibilizado aos usuários. A mudança visa trazer mais tecnologia, segurança, facilidade e flexibilidade aos usuários do transporte coletivo.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Administração, aproximadamente 5 mil usuários precisarão passar por cadastramento, que deverá ser realizado diretamente na empresa contratada. A secretaria informa ainda que a data para início do cadastro, bem como outras informações relacionadas, serão definidas junto à concessionária e divulgadas em breve.

A primeira via do cartão-transporte será fornecida gratuitamente para todos os usuários. O cartão será o único item necessário para que o passageiro tenha acesso ao transporte público. O cartão-transporte deverá ser carregado com créditos pelo usuário. Conforme edital da licitação, a concessionária deverá oferecer aos usuários as seguintes formas de compra de crédito: sede física da empresa, site ou aplicativo para compra de créditos online, 10 postos credenciados de recarga no perímetro urbano e cinco postos credenciados de recarga no perímetro rural.

Isenções de tarifa

Como forma de prevenir fraudes, as pessoas isentas de tarifa deverão, obrigatoriamente, ser cadastradas pela empresa e recadastradas anualmente, mediante sistema de biometria facial, o qual será conferido na bilhetagem eletrônica. São isentos:

• Crianças até cinco anos de idade;
  • Idosos com mais de 60 anos;
  • Pessoas portadoras de necessidades especiais com acompanhante cadastrado;
  • Fiscais identificados do sistema de transporte coletivo;
  • Demais casos conforme disposto e previsto na legislação vigente.

Outros detalhes sobre a implantação do novo sistema de bilhetagem e data para início do cadastramento serão divulgados em breve, informa a Secretaria Municipal de Administração.

Autor: Relações Públicas