18 OUT 2019
EDUCAÇÃO E CULTURA
São Mateus do Sul apresenta a peça:
A Cia. Radicalidade deseja se expressar sobre os desafios que permeiam o indivíduo a partir dos cinquenta anos e sua relação com a sociedade. Um olhar solidário, que valorize o aspecto positivo do envelhecimento e a sua poética, ainda na sua aurora.

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul junto ao Governo do Estado do Paraná, através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), traz aos são-mateuenses a peça: "Os Cinquentões", da Companhia Radicalidade.

A peça será apresentada em duas sessões na próxima sexta-feira (25), no Centro Cultural do Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE), às 15h e 20h, com entrada gratuita.

O espetáculo de teatro-dança os 50tões, da Cia Radicalidade, tematiza o alvorecer da terceira idade. Discorrendo sobre as questões relacionadas ao envelhecimento no contexto da sociedade atual e reunindo textos de Herberto Helder, Antônio Francisco, Augusto dos Anjos, cenas em LIBRAS, coreografias com música original e textos desenvolvidos pelo grupo. No elenco, Christiane de Macedo, Raquel Rizzo, Chiris Gomes, Fernando Marés, Octavio Camargo, Rodrigo Augusto Ribeiro, Eliane Campelli e Marisia Brüning.

Para a realização de OS 50tões, foi reunida uma ficha técnica de peso, formada por profissionais renomados. Além do elenco grandioso, o espetáculo conta, ainda, com direção de Octavio Camargo, iluminação de Beto Bruel, cenografia de Fernando Marés, figurino de Ranieri Gonzalez, arte gráfica de Luiz Retamozzo e Eldo Ferreira, fotografia e documentação de Gilson Camargo, e tradução em LIBRAS de Jonatas Medeiros.

As participações musicais, interpretando a trilha sonora, incluem os músicos Sergio Albach, Odacir Mazzarollo, João Mello, Gabriel Schwartz, Denis Mariano e Hélio Brandão.

Realizado através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), com apoio da Copel, o espetáculo estará em cartaz durante o ano de 2019 em diversas cidades do interior do Paraná.

Link para página da companhia, onde se encontram fotos e textos do espetáculo:

"Fazer cinquenta anos é um marco na vida de qualquer um. É uma conquista e tanto chegar a meio século de idade, digna de festejo e busca-pés. É prova de que resistimos a um número de intempéries que deixou grandes campeões para trás. É quando as ilusões primárias sobre nós mesmos e sobre o mundo já acabaram e o pensamento se volta às questões práticas da vida. A disposição não é mais a mesma, o cansaço vem mais rápido, a paciência se esgota facilmente. Entre as preocupações diárias de um cinquentão é comum figurar a celebre questão: Como vai ser lá na frente, se tiver a sorte de chegar tão longe? Quem vai cuidar de mim quando eu não puder mais fazê-lo?

Além deste tipo de fantasma que apavora o neófito da terceira idade e da farpa inevitável dos questionamentos sobre a vida após a morte, existem algumas vantagens no engrossar do tempo, ao que parece, pois tudo é sempre uma questão de olhar. Presume-se que a pessoa começa a valorizar mais a voz do que a facha. Admirar o charme e a conversa mais do que a posição ou poder. Se incomodar menos com quinquilharias, não perder tempo com bobagens, ser mais razoável, valorizar a saúde, se apegar ao que é realmente importante. Enfim, o cinquentão se julga alguém um pouco mais preparado para a vida, inda que seja apenas um pote de leite coalhado.

Ao realizarmos esta peça, esta festa baile, quisemos contemplar os questionamentos que ocorrem aos recém-chegados ao limiar do crepúsculo, refletindo sobre os aspectos positivos e negativos do envelhecimento, atentos às sombras e desafios que cercam nossa contemporaneidade.

A dramaturgia desenvolvida pela Cia Radicalidade inclui cenas com música, dança e poesia em Língua Brasileira de Sinais. Buscamos inspiração em Simone de Bouvoir, que soube cantar lindamente o entardecer, em Augusto dos Anjos, que na Olimpíada da vida partiu aos 30 anos mal completos, mas deixou versos iluminados, no decano Bob Dylan, em Helberto Helder, o português que chegou à marca dos 85 e em Antônio Francisco, de Mossoró, que aos 68 anos diz que ainda não tem toda essa idade. Incluímos também o melhor que encontramos na filosofia sobre a perspectiva agnóstica do além: A Roca do Destino e a promessa de um ciclo interminável de morte e renascimento, como está descrito na República de Platão.

Local: Centro Cultural do CEPE