Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul - PR

28/08/2019
Secretaria Municipal de Saúde intensifica a Vacinação contra o Sarampo em crianças entre 6 e 11 meses

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul está intensificando a vacinação contra o Sarampo junto às crianças com idade entre 6 e 11 meses, visando atender a recomendação do Ministério da Saúde via a Secretaria de Vigilância em Saúde.

De acordo com a Nota Informativa 191/2019, que orienta sobre a vacinação contra o sarampo, o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT), por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), atualiza as recomendações sobre a vacinação contra o sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade.

Entre as semanas epidemiológicas 1 (30/12/2018) e 33 (10/08/2019), o Brasil registrou 1.680 casos confirmados de sarampo. Atualmente, se encontram em situação de surto 11 Unidades Federadas (UF), a saber: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, Piauí e Paraná.

Para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo, ações vêm sendo implementadas nessas UF, tais como: bloqueio vacinal seletivo e intensificação da rotina de vacinação. Com o intuito de reforçar as ações contra o sarampo no Brasil e reduzir a incidência e gravidade da doença nos menores de um ano de idade, neste momento, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação das crianças de seis a 11 meses de idade contra o sarampo, com uma dose da vacina tríplice viral.

Esta ação se justifica devido ao risco aumentado de complicações, hospitalizações e mortalidade pelo sarampo neste grupo e a necessidade de oferecer proteção a esses bebês, uma vez que, nos últimos 90 dias, houve registro de 228 casos confirmados de sarampo nos menores de um ano, representando uma incidência de 38,3 por 100.000 habitantes.

Para as crianças a partir dos 11 meses até 11 meses e 29 dias que receberem a dose zero receberão a Dose 1 com mais de 12 meses de idade, respeitando o intervalo mínimo de trinta dias entre as doses.

Diante da avaliação e independente de qual vacina foi aplicada aos nove meses, agendar impreterivelmente a outra vacina com 30 dias, a fim de proteger a criança para as quatro doenças (sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela).

Em São Mateus do Sul cerca de 650 crianças nesta faixa etária precisam ser imunizadas e a Secretaria Municipal de Saúde solicita aos pais que levem seus filhos às referidas unidades de saúde para receber a dose da vacina contra o Sarampo:

• Centro de Saúde;
  • Posto de Saúde Vila Palmeirinha;
  • Posto de Saúde Vila Americana;
  • Posto de Saúde Vila Bom Jesus;
  • Posto de Saúde Fluviópolis;
  • Posto de Saúde Cambará.

O atendimentos nos respectivos Postos de Saúde acontece diariamente, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Quais são os sintomas do sarampo?

• Febre acompanhada de tosse;
  • Irritação nos olhos;
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Como prevenir o sarampo?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

• Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

• Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

• De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

Quais são as vacinas que protegem do sarampo?

• A profilaxia (prevenção) do sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem o sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.

Os tipos de vacinas são:

• Dupla viral– Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
  • Tríplice viral– Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
  • Tetra viral– Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Rua Barão do Rio Branco, nº 431