Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

São Mateus do Sul - PR
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Twitter
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
29
29 ABR 2013
Perspectivas positivas marcam agricultura são-mateuense

 

        Panorama geral do município na área é bom e tendência para safra também, segundo Secretaria de Agricultura

Esta semana, o jornal ACONTECEU procurou o secretário municipal de Agricultura, Beto Wolochen, para saber quais as perspectivas da área da agricultura em São Mateus do Sul para o ano. Com boas expectativas e fatores favoráveis observados durante a safra, as principais culturas produzidas no município ou tem se igualado à safra anterior ou crescido.

Entre as principais bases da economia são-mateuense, a agricultura move grande parte da população e tem seus produtos disputando destaque no ranking paranaense. Com 38% da população morando na área rural, a agricultura figura como a segunda principal atividade econômica do município, atrás apenas da indústria, e tem destaque no ranking estadual na produção agropecuária, segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).

As principais culturas da produção são-mateuense são a soja, o milho, o feijão e o fumo, que contribuem intensamente para o agronegócio do Paraná, segundo maior produtor de grãos do país. Nem todas as culturas já tiveram a safra encerrada, mas a Secretaria de Agricultura já aponta alguns números e algumas conclusões sobre a safra 2012-2013. Segundo o secretário, a soja vem apontando crescimento neste ano. "Para se ter uma ideia, na safra anterior foram plantados 21,8 mil hectares. Nesta safra, são 26,2 mil, o que mantém a cultura à frente dos demais produtos", revela. Com base nos dados da Seab, na safra anterior, houve 10,7 mil hectares de milho, 2.450 hectares de fumo, 5 mil hectares de feijão e mil hectares de batata, cultura também forte na produção local. Segundo Beto, apenas uma destas culturas teve um recuo em 2013. "Com exceção do feijão, que sofreu redução na produção, as principais culturas ou mantiveram a produção ou cresceram. Fumo e milho ficaram iguais, e a soja, como comentado, teve um avanço", explica.

Segundo o secretário, durante este ano não houve perdas significativas, que implicassem em graves prejuízos na produção, devido a uma soma de fatores positivos. "O ano é bastante positivo, pois os preços estão bons e o tempo ajudou em todas as culturas, com exceção das primeiras lavouras de feijão, que sofreram com o granizo no final do ano passado. Somente na produção de soja, na safra anterior, foram perdidos 600 hectares, e os resultados, neste ano, têm sido bem diferentes", conta.

Planos do município

  • O secretário de Agricultura do município adiantou alguns projetos de apoio aos produtores são-mateuenses, a serem iniciados ao longo do ano:
  • Planejamento junto aos produtores para promover melhorias nas condições das estradas de acesso às lavouras;
  • Criação do programa Porteira Adentro, para melhorar a estrutura das propriedades rurais, por meio de subsídio no custo das horas-máquina;
  • Projeto de psicultura, para incentivar produtores na construção de tanques e açudes, também com subsídios;
  • Distribuição de calcário agrícola para 620 famílias, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Créditos : Jornal Aconteceu - São Mateus do Sul

 Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Agricultura

    

VINCULADOS À PÁGINA:
Agricultura
Newsletter
Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR
ENDEREÇO
Rua: Barão do Rio Branco, nº 431
CEP: 83900-000
ATENDIMENTO
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h15min às 17h15.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia