Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

São Mateus do Sul - PR
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Twitter
Notícias
Principal   Notícias
 

18/11/2013
XIV Encontro Ecológico do Rio Iguaçu e o 10º Bóia-Cross, em São Mateus do Sul

Vem aí o XIV Encontro Ecológico do Rio Iguaçu e o 10º Bóia-Cross nos dias 23 e 24 de novembro, no Parque do Iguaçu. O evento é realizado há quatorze anos por meio de parcerias com entidades e o poder público municipal.

Os dois dias do evento, acontecem no Parque do Iguaçu com diversos atrativos como: praça de alimentação, apresentações musicais, atividades de educação ambiental, distribuição de mudas de árvores nativas, exposição de fotos das belezas naturais de São Mateus do Sul, torneio de vôlei de areia, orientações aos consumidores de energia elétrica da COPEL, visitação ao Museu Regional do Iguaçu, soltura de milhares de alevinos de peixes nativos do rio, dentre outras atividades.

Segundo Ernesto Guilherme Ronconi, um dos organizadores do evento, as diversas atividades a serem realizados, seguem um cronograma estabelecido, anteriormente: "O boia-cross ocorre no dia 23/11(sábado) com inicio às 14:00 horas. É uma descida de mais ou menos 7 km pelo rio Iguaçu, com equipe de apoio e acompanhamento do Corpo de Bombeiros. Por ser uma atividade de lazer dentro da água e que envolve um certo risco, há a necessidade de preenchimento antecipado de uma ficha de inscrição e termo de responsabilidade e acordo de implicação de riscos, e em se tratando menores de 18 anos, há a necessidade da autorização expressa do pai ou responsável legal para participar do Bóia-Cross. Além da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, o participante deverá providenciar seu equipamento que consta da bóia (câmara de ar) cheia e o colete salva-vidas. Recomendamos também que o participante traga boné ou chapéu, óculos de sol, bronzeador e repelente de insetos. O transporte do participante da praça do Iguaçu até o local da descida será feito por ônibus fornecido pela organização, bem como o transporte das bóias que será feito de caminhão. Recomendamos que seja feita alguma marca (pintura, inscrição) na bóia para facilitar a identificação da mesma. A idade mínima para participação no Bóia-Cross é de 9 anos, com acompanhamento dos pais ou responsável", disse.

O Encontro Ecológico foi criado em 1999, por iniciativa de um grupo de pessoas preocupadas com o descaso com o rio Iguaçu. Esta iniciativa teve uma boa repercussão junto à comunidade. A partir daí passou a ser realizado todos os anos no mês de novembro para alertar a sociedade sobre a poluição das águas provocada pelo despejo de lixo.

O evento é realizado anualmente pelo Grupo "Amantes do Rio Iguaçu", com apoio da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Meio Ambiente, Esporte e Turismo, Educação e Cultura, Assistência Social e Agricultura, Associação MAFIA, Grupo Escoteiro Paul Harris, Capela Nossa Senhora dos Navegantes - Vila Amaral, Conselho Tutelar; em parceria com empresas como COPEL, POSSEBON Engenharia e Serviços,  Zé das Máquinas, AZ Materiais Elétricos, Cerâmica Marju, Areal do PAI, Nalmaq, Ervateira Vier, Transresíduos, rádios e jornais locais. Também estão apoiando o evento deste ano os órgãos de fiscalização ambiental e de segurança pública: IBAMA, IAP, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Ambiental.

Ronconi enfatiza, "Cerca de 150 voluntários participam de um mutirão de limpeza do rio para recolher o lixo no Rio Iguaçu. O mutirão consiste na saída dos barcos do Parque do Iguaçu às 9:00 do dia 24/11 (domingo) seguindo o percurso, coletando lixo encontrado preso às galhadas e nos barrancos. Nesta edição haverá o sorteio de um barco de alumínio aos participantes inscritos no mutirão de limpeza. Cada participante no ato da inscrição deverá trazer um quilo de alimento não perecível, à título de doação voluntária, que será destinado às entidades assistenciais do município",

Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

    

 
 
 
 
Newsletter
Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR
ENDEREÇO
Rua: Barão do Rio Branco, nº 431
CEP: 83900-000
ATENDIMENTO
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h15min às 17h15.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia