23/03/2015
Prefeitura convida para mutirão de vacinação para controle de natalidade de cães

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, em parceria com a Associação de Proteção dos Animais Vale do Iguaçu, convida a população para um mutirão de vacinação para controle de natalidade de cães, que acontece na próxima sexta, dia 27, na Vila Bom Jesus. O mutirão começa às 9h e acontece no Ginásio da Bom Jesus.

Os interessados em vacinar devem levar seus cães (fêmeas apenas) para a aplicação gratuita de vacinas anti-concepcionais. Para que possam ser vacinadas, as cadelas não podem estar no período do cio, nem prenhas. A veterinária responsável pela supervisão de zoonoses do Município, Raquel Langaro, vai acompanhar o mutirão.

A Prefeitura Municipal liberou no ano passado R$8,4 mil  para a aquisição de 3 mil doses de vacinas anti-concepcionais para prevenção do aumento da população canina de rua. Quinhentas doses já foram doadas pela Prefeitura para que a Associação de Proteção fizesse a aplicação. A expectativa é que mais 300 cadelas sejam vacinadas no mutirão de sexta.

"Temos um número muito alto de cães soltos nas ruas", explica o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Ewerling. "E é muito importante que a gente tenha o controle dessa população. Por isso, estamos fazendo esse trabalho de vacinação das cadelas para evitar o aumento dessa população".

CENTRO DE ZOONOSES EM SÃO MATEUS DO SUL

Ewerling informa que o projeto da construção de um Centro de Zoonoses em São Mateus do Sul está avançado. O projeto passa nesse momento pela avaliação do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Com o parecer do Conselho, a Prefeitura deve abrir nos próximos dias um processo licitatório para a construção do Centro. "A construção do Centro de Zoonoses vai possibilitar um trabalho mais completo por parte da Secretaria. Vamos conseguir fazer castrações e também ter um maior controle populacional dos animais de rua da nossa cidade", conta o Secretário.

Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente