15 ABR 2016
São Mateus do Sul cria Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas

O município de São Mateus do Sul formalizou na tarde dessa sexta, 15, seu Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod), em reunião realizada no Centro da Juventude. Mais de 50 pessoas participaram do evento, entre representantes da comunidade, do poder público e de entidades ligadas às questões relacionadas às drogas lícitas e ilícitas no município.

O evento marcou a indicação dos órgãos governamentais e a eleição das entidades não-governamentais que passam a fazer parte do Compod em São Mateus do Sul. Serão 10 conselheiros ou conselheiras, indicados (as) pelas seguintes entidades e órgãos:

- Conselho Regional de Psicologia (1 titular e 1 suplente)

- Alcoólicos Anônimos (1 titular e 1 suplente)

- Fema (1 titular e 1 suplente)

- Adolescentro (1 titular e 1 suplente)

- Apae (1 titular e 1 suplente)

- Secretaria Municipal de Saúde (1 titular e 1 suplente)

- Secretaria Municipal de Assistência Social (1 titular e 1 suplente)

- Secretaria Municipal de Educação e Cultura (1 titular e 1 suplente)

- Secretaria Municipal de Esporte e Turismo (1 titular e 1 suplente)

- Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (1 titular e 1 suplente)

A formação do Conselho é um dos resultados de uma série de trabalhos de capacitação em atenção e prevenção ao álcool e drogas que vem acontecendo em São Mateus do Sul desde 2014 e que envolve as secretarias de Saúde; Educação e Cultura; Esporte e Turismo; Assistência Social; e Segurança e Trânsito; além de entidades e da comunidade em geral.

"A formação do Compod é um grande avanço para o município", exaltou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dinéa Cristina Wiltenburg. "Temos uma preocupação muito grande sobre esse assunto em nossa cidade e, agora, com a formação do Conselho, temos certeza que vamos avançar e muito, com atividades que envolvam toda a comunidade".

Além da eleição das entidades que passam a integrar o conselho, os participantes da reunião puderam discutir a questão das drogas em São Mateus do Sul, propor políticas públicas para o setor e conhecer um pouco mais sobre a atuação do Estado sobre o tema, em uma palestra com o diretor das Políticas sobre Drogas de Campo Largo, Emerson Zanetti.

15/04/2016
São Mateus do Sul cria Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas