A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, foi criada em 25 de novembro de 2005 para atender mulheres em situação de violência, tendo como principal objetivo possibilitar às mulheres o conhecimento sobre os seus direitos, os serviços disponíveis e a orientação do local onde poderia ser feito o registro da denúncia da violência sofrida
O 180 é um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), onde por meio de ligação gratuita e confidencial, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países.
Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.
Por meio desses canais podemos realizar os seguintes registros:
Que informações são necessárias para registrar uma denúncia no Ligue 180?
Quem pode utilizar o serviço do Ligue 180?
Qualquer pessoa, no Brasil e no exterior.
O Ligue 180 recebe denúncias anônimas e/ou sigilosa?
Sim. Nenhum dado pessoal do denunciante é divulgado.
O que acontece após o registro da denúncia?
A denúncia será tratada e encaminhada aos órgãos competentes para as devidas providências. Você pode acompanhar o andamento pelo telefone.