09 NOV 2019
CIDADE
Petrobras apresenta informações sobre a continuidade da Exploração do Xisto em São Mateus do Sul

Na quinta-feira (7), o Gerente da Unidade Six da Petrobras em São Mateus do Sul, Sócrates Fofano, apresentou à várias autoridades e representantes do município, informações sobre a continuidade da exploração do Xisto.

A reunião aconteceu no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus do Sul (CDL) e reuniu o Prefeito Municipal, Luiz Adyr, o Deputado Estadual, Emerson Bacil, os secretários de Indústria e Comércio, Eduardo Ferreira, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Sakurai, o Presidente da Câmara de Vereadores, Nereu Dal Lago e representantes da CDL, da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASMS), da Polícia Civil e empresários locais.

Segundo o Gerente Geral, a mina atualmente em exploração teve início em 2010 e tem expectativa de vida útil de 12 anos, ou seja, atuará até 2022 e otimizações na reservada cubada permitiram ampliar a vida da mina em 1 ano e meio, portanto até 2023 e com base nesta data o projeto para a abertura da nova mina, denominado 3ª Fase da Mina Dois Irmãos, com a aquisição de terrenos foi ampliada.

O Projeto da 3ª Fase da Mina Dois Irmãos prevê a aquisição de 165 Hectares, prevendo uma vida útil de 6 anos e contando com uma nova Rede Elétrica para a Marion.

Também foi apresentado pelo Gerente Geral da SIX, um Projeto de alternativas para a extensão de vida da atual mina, buscando trazer o melhor resultado para a SIX:

1. Desenvolvimento e Exploração da área denominada Entre Minas – área que segundo estudos atuais comprovam sua viabilidade técnica e econômica;
  2. Otimização do processo com alterações na carga de referência e aproveitamento de finos de xisto;

A primeira alternativa apresentada pela SIX é aparentemente a mais viável, pois a análise técnica indicou a possibilidade de exploração da referida área, com a alteração do modelo de descobertura e consequente possibilidade de extensão da atual Mina por mais 5 anos – A área Entre Rios foi incluída como reserva lavrável na licença de operação junto ao IAP;

DEZEMBRO DE 2023 > DEZEMBRO DE 2028 = 9,5 ANOS DE MINA.

A avaliação comparativa foi feita entre o cenário de implementação do Projeto 3ª Fase MDI (Mina Dois Irmãos) e a da Exploração da área Entre Minas, em VPL de 20 anos. A conclusão da análise apontou para VLPs equivalentes, uma vez que a Entre Minas, apesar de possuir custos operacionais mais altos, permite postergação da aquisição dos terrenos de 2020 para 2026.

A MDI e a Entre Minas serão exploradas simultaneamente entre os anos de 2021 e 2026.

Fonte: Relações Públicas