04 SET 2019
Feiras Jovens Empreendedores Primeiros Passos iniciam em São Mateus do Sul

A partir desta quinta-feira (5), iniciam as Feiras do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPPS), em toda a Rede Municipal de Ensino de São Mateus do Sul, envolvendo todos alunos das escolas municipais.

O JEPP é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e em 2019 chega à sua 5ª edição, entre os dias 5 e 27 de setembro.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O JEPP é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora e procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida.

Segundo a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, o JEPPS é um dos projetos de grande relevância para o município, o qual visa o desenvolvimento do ser humano dentro de um meio social. A escola passa a ter uma importância fundamental na educação empreendedora desenvolvendo diferentes competências que transformarão o ensino.

Em parceria com o SEBRAE, procura apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia dos alunos para aprender, desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerencia da própria vida.  Esta visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação, propostas pela UNESCO, quais sejam:

“Aprender a conhecer, isto é, adquirir instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes (DELORS, 1999).

Além das atividades que são desenvolvidas durante o ano, os professores passam por capacitação, recebendo material didático para desenvolver suas aulas e o ponto culminante do projeto é a realização de uma feira onde cada turma expõe e vende aquilo que foi produzido durante as aulas.

Durante o mês de setembro serão realizadas as Feiras em todas as Escolas Municipais, em que toda a comunidade são-mateuense está convidada a participar e conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas com os alunos.

Cada série trabalha a abordagem à um dos seguintes temas, concluindo com a realização de uma feira de empreendedorismo: 1º ano, o mundo das ervas aromáticas; 2º ano, temperos naturais; 3º ano, oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano: locadora de produtos; e no 5º ano, sabores e cores.

A realização da Feira de Empreendedorismo acontece em cada uma das escolas do município envolvendo todos os alunos, professores e funcionários, além de estar aberto à comunidade para visitação. As crianças empreendedoras comercializam seus produtos e arrecadam capital que posteriormente é dividido entre cada turminha de alunos.

Acompanhe o Cronograma das Feiras em cada uma das Escolas Municipais: