Ir para o conteúdo

São Mateus do Sul - PR
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Linkedin
Rede Social Twitter
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
04
04 SET 2019
EDUCAÇÃO
Feiras Jovens Empreendedores Primeiros Passos iniciam em São Mateus do Sul
enviar para um amigo
receba notícias

A partir desta quinta-feira (5), iniciam as Feiras do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPPS), em toda a Rede Municipal de Ensino de São Mateus do Sul, envolvendo todos alunos das escolas municipais.

O JEPP é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e em 2019 chega à sua 5ª edição, entre os dias 5 e 27 de setembro.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O JEPP é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora e procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida.

Segundo a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, o JEPPS é um dos projetos de grande relevância para o município, o qual visa o desenvolvimento do ser humano dentro de um meio social. A escola passa a ter uma importância fundamental na educação empreendedora desenvolvendo diferentes competências que transformarão o ensino.

Em parceria com o SEBRAE, procura apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia dos alunos para aprender, desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerencia da própria vida. Esta visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação, propostas pela UNESCO, quais sejam:

“Aprender a conhecer, isto é, adquirir instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes (DELORS, 1999).

Além das atividades que são desenvolvidas durante o ano, os professores passam por capacitação, recebendo material didático para desenvolver suas aulas e o ponto culminante do projeto é a realização de uma feira onde cada turma expõe e vende aquilo que foi produzido durante as aulas.

Durante o mês de setembro serão realizadas as Feiras em todas as Escolas Municipais, em que toda a comunidade são-mateuense está convidada a participar e conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas com os alunos.

Cada série trabalha a abordagem à um dos seguintes temas, concluindo com a realização de uma feira de empreendedorismo: 1º ano, o mundo das ervas aromáticas; 2º ano, temperos naturais; 3º ano, oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano: locadora de produtos; e no 5º ano, sabores e cores.

A realização da Feira de Empreendedorismo acontece em cada uma das escolas do município envolvendo todos os alunos, professores e funcionários, além de estar aberto à comunidade para visitação. As crianças empreendedoras comercializam seus produtos e arrecadam capital que posteriormente é dividido entre cada turminha de alunos.


Acompanhe o Cronograma das Feiras em cada uma das Escolas Municipais:


Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia