"A vida é melhor sem AIDS. Proteja-se. Use sempre camisinha", com esse slogan a Secretaria Municipal de Saúde lançou no sábado (02/02) a Campanha de Carnaval 2013 do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis, com uma Blitz preventiva e Educativa, na Avenida Ozy Mendonça de Lima, com a participação dos blocos carnavalescos de nosso município.
A campanha tem como público-alvo a população sexualmente ativa. O objetivo principal é reforçar que o uso da camisinha deve ser sempre um hábito possível a ser mantido, podendo até melhorar a relação, desconstruindo o imaginário popular de que "fazer sexo sem camisinha é melhor".
O desafio maior é fazer com que mais pessoas adotem a mesma prática, mesmo quando a relação é estável, além de alertar aos jovens de que a AIDS ainda não tem cura.
Dados do Ministério da Saúde apontam que nos últimos anos o uso da camisinha vem caindo em todas as faixas etárias, sendo que a população jovem é a que mais a utiliza, apesar de se constatar uma ligeira queda do uso.
Em São Mateus do Sul
De acordo com o Programa de DST/AIDS de São Mateus do Sul, durante o período pré-carnaval e todos os dias da folia, será disponibilizado preservativo para os foliões, enfatizando a propaganda visual, pois o Ministério da Saúde fará uma campanha ecologicamente correta.
Os preservativos serão distribuídos em todas as unidades de Saúde e para os blocos, bastando para isto fazer contato com a Coordenação do Programa de DST/AIDS pelo telefone 3912-7073.
As campanhas de DST/AIDS devem acontecer durante todos os dias do ano, mas o Ministério da Saúde recomenda uma maior atenção das unidades de saúde nos períodos que antecedem e durante o carnaval. Após a festa, as atenções se voltam com a mobilização para a testagem do HIV.
Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Saúde