23 ABR 2015
Município discute identificação geográfica da erva-mate local

Autoridades e munícipes participaram na semana passada, no dia 16, de uma reunião para dar encaminhamento ao projeto de identificação geográfica da erva-mate regional.Lideranças políticas regionais, do Governo do Estado, empresários, produtores, representantes do Sebrae, da Emater, do Sindicato Rural, da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS) e de outros órgãos participaram da reunião, que também contou com a presença do prefeito Clóvis Ledur e do deputado estadual Hussein Bakri.

O selo de identificação geográfica (IG) é uma garantia de procedência e de qualidade dado a produtos característicos de determinada região. Segundo o Ministério da Agricultura, o IG identifica produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e o saber-fazer (know-how). O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é que concede o registro e emite o certificado.

Na reunião, o professor e doutor em Engenharia Agrícola, Agenor Maccari, que tem acompanhado a discussão representando o Sebrae, destacou a importância histórica da erva-mate para o Município, e de como é importante fazer um resgate histórico da produção de erva-mate regional.

O deputado estadual Hussein Bakri, representante político da região Sul do Paraná na Assembleia Legislativa, apresentou  a possibilidade do raleamento da mata nativa para adensamento da erva-mate,  que deverá ser elaborado pelo IAP nas próximas semanas. Em sua fala, o deputado ainda destacou a possibilidade de criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) da erva-mate na região. Bakri citou o exemplo da APL do Vestuário, em Cianorte, que agrupa um significativo número de empreendedores da região que atuam em torno de uma mesma atividade produtiva predominante.

O chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em União da Vitória, André Aleixo, garantiu a viabilidade da criação de uma APL da Erva-Mate na região e destacou a importância de dar continuidade ao projeto do raleamento da mata nativa. "Estamos hoje conversando com ervateiros, agricultores, empresários justamente para fomentar essa discussão e tentar dar continuidade a esse projeto que está engavetado há anos, para que ele saia do papel e possa trazer benefícios para a nossa região".

Informações atualizadas às 9h13 de 24/04/2015.