27 MAR 2018
São Mateus do Sul sedia Congresso da Erva Mate

Com mais de 580 inscritos, o tema do evento foi sobre o Desenvolvimento Sustentável do Complexo Ervateiro Vale do Iguaçu

São Mateus do Sul sediou na sexta-feira (23), o II Congresso da Erva Mate Vale do Iguaçu. O evento foi realizado no Clube Ideal Sãomateuense com representantes das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), produtores rurais, tarefeiros, ervateiros, viveiristas, membros de entidades representativas do setor, autoridades, técnicos e estudantes.

De acordo com os organizadores, foram realizadas 585 inscrições antecipadas. "Podemos dizer que o Congresso foi bem-sucedido. Tivemos muitas participações e o momento foi muito oportuno para debater e dar mais forças ao ramo, além das trocas de informações e muito conhecimento adquirido", afirmou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Toshio Sakurai.

Para o gerente regional do instituto Emater de União da Vitória, Cleacir Júnior Dall Agnol, o evento mostrou acima de tudo a força do complexo ervateiro do Vale do Iguaçu e o destaque para São Mateus do Sul, que leva o título de terra da erva mate.  "O congresso dá uma visibilidade extraordinária e com certeza, poderemos contar com muito mais apoio por parte do Governo do Estado do Paraná, com relação ao complexo ervateiro do Vale do Iguaçu", disse.

O prefeito Luiz Adyr, lembrou da importância da erva-mate e do seu ciclo, que contribuiu economicamente, dando sustentabilidade durante um longo período ao estado do Paraná. "Nada mais justo que nós, procuremos tratar com relevância e muita parceria, toda a cadeia produtiva da erva-mate", destacou. E ainda, sobre o evento, destacou a importância do conhecimento transmitido pelos palestrantes. "Para que a gente possa evoluir, dentro das nossas propriedades, é somente com muita informação. "

As palestras foram ministradas pelo engenheiro agrônomo e diretor de Florestas e do ITCG, Benno Henrique Weigert Doetzer; pelo professor do Cescage, mestre e engenheiro agrônomo, Carlos Alessandro Neiverth Oliseski; engenheiro florestas, pós-doutorado e pesquisador da Embrapa Florestar, Dr. Ivar Wendling; pelo professor da UFPR e consultor do Sebrae, e engenheiro agrônomo Dr. Agenor Macari Junior e com o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, o engenheiro agrônomo, Leandro Ghenno.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, Emater, IG-Mathe, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Governo do Parana e contou com o apoio da Amsulpar, PróRural, Território Vale do Iguaçu e Sindimate.