Com o objetivo de registrar de maneira formal as demandas e garantir que a situação seja averiguada e receba o encaminhamento adequado, está disponível a Ouvidoria SUS, um espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e os gestores do Sistema Único de Saúde.
Segundo o secretário de Saúde, Marcos Alberto Diedrichs Filho, o instrumento é voltado para garantir que as manifestações da população auxiliem nas ações e na avaliação do SUS. "Em alguns casos, as reclamações são feitas para o vizinho, para um familiar ou até mesmo postado nas redes sociais, o que pode até ser uma forma de desabafar, mas, o cidadão pode utilizando a ferramenta que tem o objetivo de registrar de maneira formal as demandas, estará garantindo que a situação seja realmente averiguada e receba o encaminhamento adequado", disse.
Para a responsável pela Ouvidoria SUS no município, Adele Terniedern Friesen, quando alguém utiliza o serviço para informar uma demanda, automaticamente, a situação é analisada e o cidadão tem assegurado o direito de resposta e explica como os usuários do SUS podem reclamar, sugerir e elogiar atendimentos nas unidades de saúde, assim como denunciar situações ilegais. "Por meio de contato telefônico, via e-mail, presencialmente ou mesmo pelo site da Prefeitura", conta.
Para formalizar, basta entrar em contato pelo telefone (42) 3532-7321, em dias uteis das 8h às 12h e das 13h15 às 17h15, ou acessar o link: http://www.sigo.pr.gov.br/cidadao/394 .