25 JUN 2018
MEIO AMBIENTE
Prefeitura lança o projeto "Taquaral 10" em parceria com empresas e instituições

A Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com empresas e instituições do município, lançou no dia 5 de junho, no auditório do Centro da Juventude o projeto "Taquaral 10", que tem como objetivo a preservação do Rio que é o responsável pelo abastecimento da cidade.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Hélio Toshio Sakurai, para desenvolvimento do projeto foram necessários alguns passos, "o primeiro foi realizar visitas técnicas nas proximidades do Rio, depois foi avaliar a situação e em seguida, pesquisar exemplos de onde bacias de alguns rios foram recuperadas e por fim, exemplos positivos das diversas maneiras com que alguns projetos foram aplicados", explicou.

O Rio Taquaral passa por diversas localidades, possui 181,3 km de extensão e aproximadamente 114,3 km² de bacia. Com uma vazão média de 2,08 m³/s, e abastece cerca de 29 mil pessoas.  Tem como os principais afluentes os Rios Mirim, do Meio, do Espigão e o Arroio da Imbuiona.

"Assim que eu observei a necessidade da recuperação das matas ciliares, fui buscar ideias que outras pessoas de diversas regiões e de outros países tiveram e colocaram em prática para tentar solucionar o problema em questão. Algo em comum de todos eles me chamou muito a atenção: o tempo que todos eles levaram e que o trabalho sozinho não seria possível. Foi então que tivemos a ideia de convidar empresas e instituições para serem nossos parceiros", contou Sakurai.

Confira quais são as empresas e instituições parceiras do projeto e quais áreas cada equipe será responsável:

Equipe 1 - Colégio SEMA;

Equipe 2 - Loja Maçônica Fraternidade Sãomateuense;

Equipe 3 - Rotary Club Xisto do Iguaçu e Rotary Club São Mateus do Sul;

Equipe 4 - Baldo S.A;

Equipe 5 - Grupo Escoteiro Paul Harris;

Equipe 6 - CDL;

Equipe 7 - ACIASMS;

Equipe 8 - Colégio Estadual São Mateus;

Equipe 9 - Microxisto

Equipe 10 - Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

Com o apoio da Prefeitura Municipal, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), da Japan Tabacco International (JTI) e da Neofloresta, o Taquaral 10 passará pelas etapas de diagnóstico, planejamento, implantação, manutenção e monitoramento. As equipes terão até o dia 5 de junho de 2020 para apresentar resultados positivos em suas respectivas áreas, e as três melhores, receberão certificados.