20 ABR 2023
SAÚDE
Município busca reduzir fila de cirurgias eletivas e exames através de consórcio intermunicipal
O município de São Mateus do Sul foi habilitado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) para a realização de cirurgias e procedimentos de média e alta complexidade hospitalar. Com isso, a prefeitura pode fazer a aquisição dos procedimentos conforme a disponibilidade de recursos e cotas. O processo para inclusão de novos serviços no consórcio foi iniciado em 2022, aprovado pelo poder legislativo dos municípios consorciados e pela Associação dos Municípios Sul-Paranaense (Amsulpar).

Além dos procedimentos e cirurgias eletivas de nível hospitalar, novas especialidades e procedimentos ambulatoriais foram incluídos no edital, ampliando a oferta para novos serviços de acordo com a demanda apresentada. O município, de acordo com a disponibilidade de recursos e cotas, pode fazer a aquisição dos procedimentos disponíveis no consórcio.

A equipe de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) já trabalha nos processos para aquisição de procedimentos e usa como base o levantamento de dados sobre filas e especialidades já realizado. Até o momento, foram credenciados serviços ambulatoriais de vascular em Irati e serviços de procedimentos e cirurgias de média complexidade no Hospital Maternidade Dr. Paulo Fortes, Hospital Regional e Santa Casa de Irati. Além disso, existe a intenção de oferta do Hospital do Rocio em Campo Largo, Hospital Cruz Vermelha em Canoinhas e Hospital APMI.

De acordo com a secretária de Saúde, Daiane Metka, atualmente mais de 1 mil pessoas aguardam na fila para cirurgias gerais, dentre elas, cirurgia ginecológica, otorrinolaringológica e demais especialidades. "Nossa expectativa é de que até outubro deste ano, a fila de espera para cirurgias e procedimentos seja reduzida substancialmente. Certamente apresentaremos resultados bastante positivos para a população", disse a secretária.

A previsão é de que as consultas pré-operatórias sejam iniciadas ainda no mês de abril. “O município trabalha intensamente para assegurar à população a disponibilidade de vagas para cirurgias eletivas, embora isso vá além da responsabilidade municipal enquanto atenção primária”, explica Daiane. “Tendo em vista a grande demanda de pacientes em espera, considerando o período de pandemia em que as cirurgias eletivas não foram agendadas, pensado no cuidado e atenção ao paciente e na dificuldade que as demais esferas de governo  de atenção secundária e terciária enfrentam para atendimento, optamos em investir recursos para atender nossa população”, completou.

Comissão avaliará caso a caso

Uma Comissão Permanente de Avaliação das Cirurgias Eletivas da Secretaria Municipal de Saúde, composta por trabalhadores da saúde, foi nomeada pela prefeita Fernanda Sardanha. Os membros têm a atribuição de avaliar os pacientes em fila de espera para cirurgias eletivas, priorizando aqueles com maior necessidade e urgência, avaliar laudos e exames médicos, definir critérios claros para priorização, monitorar e acompanhar a evolução dos pacientes na fila de espera, garantir a transparência e a equidade no processo de avaliação e priorização, estabelecer um fluxo de comunicação claro e eficiente com os pacientes e avaliar o desempenho da comissão, fazendo os ajustes necessários para aprimorar o processo de avaliação e priorização.

Cada procedimento segue um protocolo específico que inclui pré-consultas e exames. O agendamento é feito mediante a liberação dos demais procedimentos e exames realizados pelo consórcio, seguindo um sistema de cotas, prazos e datas. Todos os agendamentos são feitos seguindo a ordem de cadastro na fila de espera e passam pela comissão de avaliação devido à complexidade de cada caso. Assim, cada paciente é direcionado para o procedimento apropriado.