24 OUT 2022
EDUCAÇÃO E CULTURA
TURNÊ PARANAENSE “TEATRO É ESCOLA” CHEGA EM SÃO MATEUS DO SUL!
A AÇÃO FOI REALIZADA NA ESCOLA MUNICIPAL DR PAULO FORTES.

No dia 18/10/2022 os alunos da Escola Municipal Dr Paulo Fortes foram contemplados com o projeto “TEATRO É ESCOLA”, que está em turnê pelo Paraná com espetáculos teatrais da Cia Gato Mia (Curitiba e Ponta Grossa, Paraná). O espetáculo apresentado foi “O Gato Kahlo”, que trata sobre a preservação dos biomas brasileiros e a sustentabilidade do planeta.

O projeto tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar da natureza e preservar o meio ambiente através de espetáculos teatrais que refletem sobre o tema. Deste modo, a cenografia e o figurino são feitos com materiais recicláveis ou reutilizáveis, como plástico e papelão.

Para a produtora executiva do projeto, Érika Vernek “Como agente cultural do Paraná, tenho um compromisso social de democratizar o acesso à arte. É por isso que nossas ações são totalmente gratuitas e feitas com muita responsabilidade técnica.”. Érika continua dizendo que “Os fazeres artísticos no nosso estado ainda são majotariamente feitos nos grandes centros, e um dos objetivos da Gênius Soluções - empresa realizadora do projeto -, é justamente descentralizar as atividades para que possamos oportunizar às crianças o privilégio lúdico de aprender com a arte.”.

Além das apresentações dos espetáculos, o projeto oferece oficinas de teatro para crianças e fundamentos da atuação cênica para as equipes pedagógicas das escolas, contribuindo para a formação dos professores que poderão utilizar esse conhecimento em sala de aula. Os espetáculos têm direção artística de Gabriel Vernek, operação técnica de Izabelle Marques, e o elenco é composto pelos profissionais Bernardo Schaffer e Nadine Atanázio.

O Projeto:

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná

Realização: Genius Social Cult e Cia Gato Mia de Teatro Para Crianças

Apoio: Atteliê Criativo - Espaço de Pesquisa e Criação em Arte