17 FEV 2022
VISITA DA POLÔNIA
🤝🏽🇵🇱 São Mateus do Sul recebe visita de instituição da Polônia

📌 Na manhã de ontem (16), São Mateus do Sul recebeu a visita do polonês Juliusz Gałkowski, que é membro do Conselho da “Fundacja Pomoc Polakom na Wschodzie” (Fundação de Apoio aos Poloneses no Exterior), juntamente da presença da Sra. Elżbieta Proga, Vice-Cônsul da Polônia no Brasil e do Secretário para Assuntos Polônicos, Paulo Cesar Kochanny.
☕🪴🇵🇱 A comitiva foi recepcionada no Café e Floricultura Zalipie, que possui gastronomia polonesa e elementos da decoração inspirados na cultura do país. A artista são-mateuense, Jomalowana está produzindo a pintura de flores coloridas estilo Malowana nas colunas da fachada do Café. A arte foi muito elogiada pelos visitantes poloneses. Depois da recepção no Zalipie, os presentes seguiram para a Rua do Mathe e visitaram a Casa da Memória.
🤝🏽O encontro foi agendado pela assessoria do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e teve como objetivo apresentar o município ao representando da Fundação que dá apoio financeiro a instituições culturais e educacionais polonesas no exterior.

📍🏵️ Desde que São Mateus do Sul se tornou oficialmente Capital Polonesa do Paraná, o município se tornou referência para instituições, estudiosos e turistas que buscam conhecer a cultura polonesa.

➡️ PRESENÇAS – Participaram do encontro, Carlos Roberto Chaves, Secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, Ricardo Serpe, Secretário da Casa Civil, Priscila Ernst, Diretora do Departamento de Relações Públicas, Jeciel Ferreira Franco, vereador, Mônica Zampier, Diretora de Cultura, Sandro Vitonski, Presidente da Braspol em São Mateus do Sul, Irio Miguel Brongiel Janoski, coordenador do Grupo Karolinka, Ana Janoski do Cepon, Hilda Jocele Dalcomuni da Casa da Memória e Evaldo Drabeski, presidente da Fundação Cultural do município.