23/06/2015
"Saúde na Estrada" oferece vacinas e exames gratuitos em Fluviópolis

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da Polícia Rodoviária Federal e do curso de Enfermagem da Escola Técnica Dama, de Canoinhas, realizam hoje, 23, e amanhã, 24, atendimentos gratuitos para caminhoneiros em Fluviópolis.

É mais uma etapa da campanha "Saúde na Estrada", promovida nacionalmente pela rede de postos Ipiranga e que espera atender mais 80 mil caminhoneiros até o final do ano em todo o Brasil. Em São Mateus do Sul, os atendimentos estão realizados durante todo o dia, em frente ao posto Amigão, em Fluviópolis.

A ação itinerante oferece, gratuitamente, exames como teste de glicemia, pressão arterial, acuidade visual, cálculo e Índice de Massa Corpórea e aplicação de vacinas, além de orientações odontológicas. No ano passado, os atendimentos constataram uma realidade preocupante: 22% dos participantes apresentaram pressão arterial alterada, acima do recomendável pelos órgãos de saúde; 33% apresentaram dificuldades na visão e quase 80% dos participantes estavam acima do peso.

"Geralmente, os motoristas acabam não tendo tempo para ir até uma unidade de saúde e verificar pressão, glicemia e outras coisas", lembra Jocelma Freitas, representante da coordenação do curso de enfermagem da escola Dama, que participa da ação. "Muitos são hipertensos ou diabéticos e nem sabem. Por isso, é importante que eles venham participar".

Para orientar e engajar ainda mais os motoristas, este ano o programa contará com o aplicativo Saúde na Estrada, que disponibilizará as informações dos postos onde o programa é realizado e o histórico dos exames de saúde realizados.

"O principal público do programa é o caminhoneiro", explica o diretor de varejo da Ipiranga, Jerônimo Coelho. "O programa é uma opção para que os caminhoneiros possam estar em dia com a saúde. Isso reflete no bem-estar deles e de suas famílias, que se tranquilizam por saber que, mesmo com as viagens constantes, não estão descuidando da saúde".

Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Saúde

Publicado: 23 de JUNHO de 2015